O IFMT Campus Juína foi contemplado com a aprovação do projeto “@NossaFeira.Juina: conectando produtores e compradores”, através do edital Nº 047/2020 que prevê ações de enfrentamento das consequências e impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia do COVID-19, por exemplo dificuldade de acesso a alimentos, isolamento social, logística, buscando soluções de empreendedorismo e inovação tecnológica de livre iniciativa para o enfrentamento da Emergência Pública ocasionada pela pandemia.
O objetivo do projeto é diminuir os impactos causados, bem como evitar perda de produção e renda por parte dos pequenos produtores devido a suspensão da feira municipal como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. O @Nossafeira cria um canal de comunicação direto entre produtores da agricultura familiar da feira e compradores através da rede social Instagram e whatsapp, disponibilizando on-line a lista de produtores e seus respectivos produtos, que após contato são entregues na modalidade “delivery”.
O proponente do projeto é o professor Pedro Ribeiro Rocha, que após a aprovação da iniciativa buscou parceiras com a associação dos feirantes de Juína (APROFEJU), secretaria municipal de agricultura e alguns servidores do campus para viabilizar as ações do @Nossafeira.Juína.
De acordo com Pedro a partir da publicação do decreto que proibiu a realização de feira os pequenos agricultores ficaram sem ter onde vender os seus produtos, ele estima que aproximadamente 120 feirantes sejam beneficiados pelo projeto.
Embora tenha recém-começado, o projeto já é um sucesso, muitas pessoas de forma voluntária se engajaram na divulgação do projeto através das redes sociais, Pedro comenta que “logo após postar no whatsapp já tinha várias pessoas divulgando o projeto e seguindo a página do Instagran, no primeiro dia tivemos quase 1mil visitas no perfil, o mesmo tem acontecido com as publicações no feed de notícias, os stories passaram de 600 visualizações. Já o whatsapp do projeto até o final da tarde tinha em torno de 60 pessoas querendo saber mais informações sobre o projeto”.
As entregas dos produtos são de responsabilidade dos próprios feirantes e com o objetivo de organizar as ações, inicialmente foi adotada a metodologia de agendamento via telefone/whatsapp e entregas duas vezes por semana, sendo as quartas-feiras e sábados, ou, conforme combinado entre feirante e consumidor.
Inicialmente a proposta é criar uma solução momentânea para o problema, porém a partir da implementação, o objetivo é modernizar a forma de comercialização dos feirantes e tornar uma ferramenta permanente que poderá ser utilizada também após o encerramento do período de isolamento.
Acesse a conta do @Nossafeira.juina através do LINK
Whatsapp: @nossafeira.juina
IFMT-Campus Juína/ Luiz Pereira