PsiQuiArte: Projeto do IFMT Várzea Grande integrou psicologia, química e arte

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Julho de 2023 às 16:16

Projeto construiu um trabalho integrado entre psicologia, química e arte culminando em produções artísticas sobre emoções

Uma exposição realizada na primeira Feira de Ciências do IFMT campus Várzea Grande - I FEC-IF, em 07 de junho foi o resultado de um trabalho iniciado em abril de 2023 pela psicóloga Fernanda Zanata, pelas docentes Liza Paro e Kellyn Ferreira Antunes e as estagiárias de psicologia da Unic. Juntas, elas deram início ao projeto PsiQuiArte, que integrou psicologia, química e arte.

"Desde minha pesquisa de mestrado investiguei sobre modos de produção de subjetivações com a Psicologia e a Arte construídas em Práticas Grupais. Esse modo de se praticar a psicologia social, a qual agora estou me referindo como a prática de uma 'Psicologia Integrada', que é uma psicologia social que foi e está sendo construída de acordo com o perfil da instituição de educação, e atua de forma a estar emaranhada nos processos educativos que se dão no ambiente escolar. Uma psicologia que se constrói em agenciamentos coletivos é multi e interdisciplinar, se dá dentro da sala de aula integrando e corroborando com o processo educativo dos jovens estudantes", afirmou Fernanda.

Segundo ela, "a prática conjunta foi se dando em vários momentos de intervenções, juntamente com Kellyn Antunes, a docente de química que estava trabalhando sobre a química dos alimentos com  seus alunos; a psicóloga e as estagiárias de psicologia corroboraram com a construção da aula trazendo a discussão dos alimentos e a saúde mental na perspectiva da psicologia; fizemos atividades, incluindo uma roda de conversa, que passou por várias temáticas trazidas pelos alunos, desde estilos de vida, até tempo de tela do celular".

Liza, docente de Artes, participou da parte final e, respeitando o próprio movimento dos estudantes, emendou a roda de conversas, que adentrou na temática das emoções e desembocou no trabalho de produção de poemas.

Em outra intervenção, a docente de química, a psicóloga e as estagiárias de psicologia trouxeram para a discussão com os(as) estudantes o tema dos neurotransmissores, que foi abordado tanto do ponto de vista da química, quanto da psicologia. "Neste momento, o assunto adentrou para transtornos mentais e uso de psicotrópicos e suas interações com os neurotransmissores", explicou Fernanda Zanata.

"Em uma perspectiva das 'Poéticas Grupais de Criação', propusemos aos estudantes que expressassem com a arte, os afetos experimentados nesses encontros entre aulas e rodas de conversas. E, assim, realizamos a oficina 'FigurarCom Arte na química das emoções', na qual os alunos construíram produções artísticas envolvendo os temas trabalhados entre química, artes e psicologia".

A professora Kellyn Antunes contou que aceitou imediatamente quando a psicóloga Fernanda Zanata propôs a ideia de realizar aulas integradas com as estagiárias de psicologia. "A abordagem com temáticas do cotidiano do aluno faz com que a química faça muito mais sentido. Primeiramente, com a turma do 2º semestre de DCC, trabalhamos a química da nutrição, ressaltando a importância da alimentação balanceada, a função e fontes de diversas vitaminas e sais minerais e a conscientização dos malefícios do consumo de alimentos processados e ultraprocessados".

"Na roda de conversa, além da discussão e reflexão sobre a importância da alimentação para a saúde física e mental, cada participante verificou o tempo de utilização do smartphone. Foram abordados os prováveis impactos negativos desencadeados pelo excesso de tela e como essa prática diminui significativamente a qualidade de vida", explicou Kellyn.

"Já na turma do 6º semestre de DCC, a abordagem foi sobre a química dos neurotransmissores, ou seja, a química das emoções. Inicialmente, na roda de conversa, a maior parte dos alunos estavam tímidos. Porém, após a dinâmica de expressar através da arte as suas emoções, todos participaram ativamente, e suas produções artísticas abrilhantaram a I FEC-IF", finalizou Kellyn.

Veja mais fotos sobre o processo, ao lado.