Publicada Portaria de Reconhecimento do Curso de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 21 de Julho de 2021 às 15:52

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFMT Campus Várzea Grande, que recebeu nota máxima (ou seja, 5.0) do Ministério da Educação e Cultura - MEC ano passado (Registro e-MEC n. 201817940), foi reconhecido oficialmente dia 14 de julho de 2021, através da Portaria nº 716 (veja, anexa), publicada no Diário Oficial da União em 16 de julho de 2021, Edição 133, Seção 1, página 40.

Segundo a Profa. Dra. Giovana Rosangela Ferreira Mendes, “a nota máxima atribuída pelo MEC ao curso é resultado de um trabalho comprometido da coordenação de curso em conjunto com a direção geral, direção de ensino, coordenação pedagógica, secretaria, DAP, corpo docente, técnicos administrativos e discentes”.

João Bosco Lima Beraldo, ex-coordenador do curso e atual Diretor do campus, afirma que "o reconhecimento do curso de Tecnologia em Gestão Pública pelo MEC e sua avaliação com nota máxima são conquistas de grande alegria e orgulho para todos nós, servidores e discentes do IFMT Várzea Grande".

"Particularmente, me sinto muito honrado por ter trabalho desde a concepção desse curso, lá em 2015, logo que cheguei ao campus e, desde então, temos promovido ensino, pesquisa e extensão voltados à temática da gestão pública, atuando ativamente na comunidade e contribuindo na formação de gestores capazes de transformar positivamente o meio em que estão inseridos", explicou João Bosco, também professor de várias disciplinas do curso.

Segundo João Beraldo, "os relatos de nossos egressos (a seguir) demonstram o quanto o curso melhorou suas vidas e abriu novas oportunidades de crescimento profissional". "No fim deste ano, o curso completará 6 anos de funcionamento, tempo suficiente para nos revelar que o que está bom, pode ser aprimorado; por isso, já estamos trabalhando na atualização do curso para melhor adequá-lo ao contexto atual, afinal, como todas as outras áreas, a gestão pública também é dinâmica", explicou.

Para Naylene Melonio Morais, estudante do 6º semestre, “o curso de Gestão Pública fez um grande diferencial em minha vida, eu pude aprender muito sobre administração pública e obtive experiências que jamais pensei que passaria”. Além disso, “ter a oportunidade de ser estagiária no campus me ajudou muito no meu desenvolvimento pessoal e me motivou para que, como egressa, eu me torne uma excelente funcionária pública” explicou. “Todo o ensinamento em sala de aula contribui tanto para a nossa vida pessoal e profissional”, finalizou Naylene.

“O IFMT Várzea Grande me garante um pleno desenvolvimento acadêmico”, afirma Robson de Souza Santana Filho, discente do 3º semestre. Segundo ele, “os professores são excelentes, a diretoria é presente e a coordenação, através da Giovana, nos auxilia em todas as demandas”. Robson que, recentemente foi aprovado em concurso federal e aguarda nomeação”, disse que “o IFMT teve participação nesta aprovação”, por isso “sou grato ao campus por todo suporte, assistência estudantil e, principalmente, pela humanidade e qualidade do ensino”.

Segundo Bárbara Manuele Silva de Lima, aluna do 5°semestre, diz ter se surpreendido com o curso, “pois estudamos com professores extremamente preparados, que nos ensinam muito bem, nos mostram tanto a forma teórica como prática das matérias, e nos colocam exemplos da vida real que acontecem em nosso dia-a-dia, de uma forma que realmente nos fazem aprender”. Para ela, “o curso nos proporciona experiências incríveis e acredito que, em pouco tempo, se tornará um curso muito importante tanto para cidade de Várzea Grande como para o estado”.

Giovana Mendes explicou, ainda, que “o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFMT Campus Várzea Grande é gratuito, com excelência na sua qualidade, conta no quadro de docentes com mestres e doutores". Sendo, assim, "uma excelente oportunidade para quem sonha em seguir a carreira pública ou almeja crescimento profissional em instituições públicas ou privada".

Texto: Cristiane Fronza; entrevistas e imagem: Adriane de Souza/ASCOM IFMT-VGD