Reitor do IFMT debate com a Associação Xavante Wara possíveis parcerias na área ambiental e de educação indígena

Publicado por: Reitoria / 19 de Dezembro de 2017 às 14:03

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, reuniu-se nesta segunda-feira (18/12), em seu gabinete, com o presidente da Associação Xavante Wara, Hiparidi Toptiro, para tratar sobre possíveis parcerias na área ambiental envolvendo sete territórios indígenas: Parabubu, Culuene, Sangradouro, Areões, Pimenta Barbosa, Barra do Garças e Marechal Rondon.

Segundo o presidente da Associação Xavante Wara, a busca pela parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso é para trabalhar na área de gestão ambiental, em especial com georreferenciamento e gestão territorial desses territórios. Ele destacou que precisa de apoio para implantação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em terras indígenas (PNGATI).

“Precisamos de orientações de como gerir melhor esse território. Tanto pelas novas tecnologias ocidentais, como agricultura e pecuária como também na capacitação, em áreas como educação e saúde dos povos indígenas”, disse Hiparidi Toptiro.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, destacou que é uma satisfação para a instituição receber o representante da associação. Ele ressaltou que o presidente traz uma demanda de trabalho para uma possível parceria entre a associação e o IFMT, através do escritório da entidade em Barra do Garças, onde a instituição possui um campus e o centro de referência em Canarana, que trata das questões indígenas.

“Trabalhar com os Xavante ajudará esses povos a tratar de assuntos ligados à agricultura, à educação e à gestão ambiental. O desenvolvimento do estado passa por esses territórios, que precisam desse olhar bem de perto da gestão ambiental”, salientou o reitor.apoio n

Sobre a reivindicação da associação xavante para a questão ambiental, o reitor respondeu que é possível. “Existe a possibilidade de atuarmos juntos nas questões de georeferenciamento e de gestão ambiental, por serem um eixo de trabalho que o IFMT desenvolve nos seus cursos regulares. Temos profissionais dessas áreas que podem contribuir para um trabalho junto a essa associação”, disse o reitor do IFMT.