Reitor do IFMT visita o presidente da Fapemat e propõe parceria

Publicado por: Reitoria / 4 de Agosto de 2021 às 08:12

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Julio César dos Santos, e sua equipe visitaram o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, na última quinta-feira (29). Participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Ângela Santana de Oliveira e o diretor de Relações Internacionais, William Silva de Paula.

A reunião teve o objetivo de apresentar a nova gestão da instituição e as ações realizadas para o enfrentamento da Covid-19, iniciadas no ano passado. Foram destacadas também, as ações de fomento dos laboratórios do Instituto Federal para detecção da Covid-19 em quatro campi (Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Cuiabá - Campus Bela Vista).

Na ocasião, o reitor apresentou a proposta implantação de laboratórios de sorologia em algumas unidades do IFMT, além de uma parceria para implantação de um laboratório de biologia molecular para o Campus Confresa, esse laboratório além de realizar exames de detectação do novo coronavírus abriria um universo de possibilidades de pesquisa, inclusive atendendo ao setor agropecuário.

O reitor destacou que “estamos aqui para agradecer a parceria com a Fapemat, estabelecida desde o ano passado com nossos laboratórios de exame da covid-19. Nós estamos com quatro laboratórios em funcionamento e o laboratório do Campus Alta Floresta recebeu a proposta para ser credenciado na rede, pela Secretaria de Saúde, para realizar todos os tipos de exames, e somar forças com o estado nesse processo. Somente em um dos nossos laboratórios foram realizados 30 mil exames que detectam o vírus da Covid-19. Continuaremos somando força para contribuir, de todas as maneiras necessárias, para o enfrentamento dessa pandemia”.

O presidente agradeceu a visita e reforçou a possibilidade de ampliação das ações existentes, bem como novos projetos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e  inovação em todo o estado de Mato Grosso.