Reitor preside formatura de 34 índios Paresi em curso FIC no campus Tangará

Publicado por: Reitoria / 12 de Novembro de 2019 às 16:31

O reitor Willian Silva de Paula presidiu, na última sexta-feira (08), a cerimônia de certificação de 34 indígenas Paresi, que concluíram o curso técnico FIC (Formação Inicial e Continuada) de Gestão de negócios promovido pelo Campus Avançado Tangará da Serra.

O curso teve duração de quatro meses, sendo cada mês uma semana intensa de aulas nos períodos da manhã e tarde. O objetivo foi capacitar as lideranças indígenas Paresi, para fazer uma melhor gestão dos negócios e das finanças de suas comunidades e também pessoais.

“A cerimônia de certificação foi muito emocionante. Os professores do campus estavam lá, seus alunos e cerca de 150 indígenas vindos das aldeias, amigos, parentes, dos formandos e oito caciques, além de autoridades da Funai prestigiaram o evento”, afirmou o diretor geral do Campus Avançado Tangará da Serra, Gilcélio Luiz Peres.

O reitor, segundo Gilcélio, ficou muito emocionado e empolgado com o projeto. “Ele reafirmou o compromisso do IFMT em atender os povos indígenas, em ser uma instituição plural, que respeita e valoriza todas as pessoas e as trocas de experiências culturais e que tem compromisso com a comunidade, independente de onde essa comunidade se encontra e de quem seja”, lembrou.

O diretor também lembrou o papel de duas organizações não governamentais (ongs) parceiras, TNC e OPAN. “Elas foram parceiras no sentido de dar condições para que os alunos pudessem se deslocar das aldeias até a cidade. A aldeia mais próxima fica cerca de 90 quilômetros da cidade. Custearam as despesas de transporte, alimentação, hospedagem e fizeram um assessoramento pedagógico com nossos professores, uma vez que o público dos alunos era bem distinto daquele que o instituto costuma atender”.

fotos crédito: Jean-Claude Fonseca/ IFMT - Tangará da Serra