Reitor recebe assessor de educação da Embaixada da Espanha e discute parcerias

Publicado por: Reitoria / 31 de Maio de 2019 às 17:14

O reitor do IFMT Willian Silva de Paula recebeu, na tarde dessa sexta-feira (31), a visita do assessor técnico docente da Embaixada da Espanha no Brasil, Juan Manuel Garcia Calviño. O professor, que trabalha no escritório de Educação da Embaixada, veio acompanhado do docente do campus Sinop, Júlio Zavala conhecer o trabalho do instituto.

“Acho ótimo poder estreitar laços entre as duas instituições, que com toda certeza serão proveitosos para ambas. Tudo isso inserido dentro do marco de internacionalização do ensino superior, que é interessante para as instituições brasileiras e também espanholas. E uma das tarefas que o escritório de educação que represento tem aqui no país é justamente fazer a ponte entre a Espanha e essas instituições de ensino,” explicou Calviño.

Para o reitor, a visita vem ao encontro do trabalho de internacionalização do instituto e do fortalecimento do ensino de idiomas, especificamente do espanhol, e também da língua inglesa, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do Português para Estrangeiros.

“Nós já temos um contato forte com a Espanha, a exemplo da Universidade de Salamanca, que já recebeu alunos e professores nossos. E estreitar esse laço com a embaixada abrirá possibilidades para servidores, alunos e para a comunidade externa, através de cursos online e presenciais, sem nenhum custo para a instituição”, destacou Willian.

Rede - O reitor também destacou a possibilidade dos cursos do idioma serem realizados em outros institutos do país. A ideia será levada ao Fórum das Relações Internacionais da Rede, (Forinter) pela Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI).

“O professor Juan abre a possibilidade desse projeto de ensino de espanhol se estender aos demais IFs do país. A diretora Sônia Regina fará esse diálogo com os institutos para também implantarem a iniciativa em suas unidades. Essa será mais uma contribuição do IFMT, através da internacionalização, para o fortalecimento da Rede”, observou o reitor.

Além do idioma, a conversa também incluiu as possibilidades de parcerias nas áreas de atuação do IFMT na formação para o mercado regional. “Essas áreas importantes para a economia do estado, como turismo, agronomia e veterinária, encontrarão parceiros interessantes no sistema de educação superior da Espanha”, completou Calviño.