Reitoria do IFMT adere a campanha novembro azul e ilumina fachada

Publicado por: Reitoria / 8 de Novembro de 2016 às 09:08

Reitoria do IFMT adere a campanha novembro azul e ilumina fachada

A Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso aderiu a campanha Novembro Azul, e iluminou a fachada com a cor azul. A campanha tem o objetivo de conscientizar os servidores homens da importância da prevenção do câncer de próstata.

Segundo o Portal da Urologia, o câncer de próstata é muito comum. Depois do câncer de pele, ele é o tumor maligno mais comum nos homens, representando cerca de 10% de todos os cânceres diagnosticados. Estima-se que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata durante sua vida.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se em 2016 o surgimento de 61.200 novos casos, ou seja, 62 casos para cada 100.000 brasileiros. Apesar da incidência crescente, observa-se um declínio das taxas de mortalidade, que caíram cerca de 40% nos últimos 15 anos nos países mais desenvolvidos. Essa redução se deve principalmente ao diagnóstico precoce (através do toque retal e do exame de sangue Antígeno Prostático Específico ou PSA) e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.

A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

Fonte: Portal da Urologia - https://portaldaurologia.org.br/