Georreferenciamento é realizado para atualizar a área do IFMT São Vicente, em parceria com o Campus Cuiabá Octayde

Publicado por: Campus São Vicente / 23 de Julho de 2020 às 05:54

A área do IFMT São Vicente, em torno de 5 mil hectares, está passando por um georreferenciamento, motivado pela necessidade de regularização do território do campus após a doação do terreno para o DNIT para a duplicação da rodovia BR 364, bem como por causa da alteração da lei que transferiu a área da instituição para o município de Campo Verde.

“O georreferenciamento é uma obrigação legal do IFMT para atualizar a matrícula junto aos órgãos fundiários. O último estudo foi realizado em 2009 e uma empresa foi paga para esse trabalho. Desta vez será diferente, devido ser uma parceria com o Câmpus Cuiabá - Octayde, que promove um projeto de extensão com a participação de professores e de alunos e ainda contribui com a organização de oficinas didáticas que poderá oferecer esse serviço para outros câmpus”, explicou o Diretor-Geral Livio dos Santos Wogel.

Uma solicitação foi encaminhada da Direção-Geral de São Vicente para a Chefe do Departamento da Área de Construção Civil (DACC) do Câmpus Octayde, professora Norka da Silva Albernaz, sobre a necessidade do georreferenciamento.

“Logo que propusemos a parceria, o prof. Alceu Cardoso, DAP do Câmpus Cuiabá, aceitou o desafio e convidou seus pares para realizar essa missão. Somos agradecidos e acreditamos que novas parcerias virão”, destacou Livio.

Esta parceria está inserida no subprojeto “IFMT Legal”, que trata da regularização fundiária das unidades do IFMT, fazendo parte do Projeto Guarda-chuva intitulado “A extensão no IFMT”.

Para este trabalho é necessário um Levantamento Planialtimétrico Cadastral georreferenciado da área, realizado com equipamentos específicos e precisos, possibilitando a definição dos limites exatos das áreas à serem regularizadas que serão titulados e matriculados nos Cartórios de Registro de Imóveis.

Sob a liderança da professora Norka Albernaz, também participam do levantamento os professores Alessandro Benedito Oliveira Bello, Paulo Sérgio Martins de Siqueira, Aluízio Alves da Costa, coordenador do Projeto, e Noelto da Cruz Teixeira; além dos estudantes Brian Leite Machado (Técnico em Agrimensura) e Thiago Silvio da Silva Siqueira (Tecnologia em Geoprocessamento).

A equipe está sendo acompanhada pelos servidores Cláudio e Clarindo do Espírito Santo, do IFMT São Vicente.