Seletivo 2022/02 oferta 200 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes em 4 campi

Publicado por: Reitoria / 22 de Março de 2022 às 15:46

As inscrições para participar do processo seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), abrem dia 25 de março e irão até 28 de abril. São 200 vagas, distribuídas nos Campi Cuiabá - Bela Vista, Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, Cáceres - Professor Olegário Baldo e Rondonópolis.

Faça a sua inscrição em selecao.ifmt.edu.br

Os Cursos Técnicos são em: Agropecuária, Alimentos, Agrimensura, Eletrotécnica, Eletrônica, Edificações e Administração. As vagas são para o segundo semestre do ano letivo de 2022.

Para realizar a inscrição no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes do IFMT, vinculados ao edital 03/2022, para seleção de ingresso por meio da avaliação do histórico escolar, serão necessários os seguintes documentos:

• CPF (obrigatoriamente do candidato);
  • Documento oficial de identificação e para candidatos estrangeiros, o Registro Nacional de Estrangeiro –RNE, que comprova sua condição de permanente ou temporário, conforme inciso IV do art. 13 da Lei 6.815/80.
  • Histórico Escolar do Ensino Médio (ou documento escolar oficial equivalente, desde que devidamente assinado e carimbado pelo Diretor e/ou Secretário da escola). Não serão considerados apenas declarações de matrículas, sem conceitos/notas para avaliação.

Após preencher o formulário de inscrição com todas as informações no nome do candidato, deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$50,00 (cinquenta reais). O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem todos os requisitos do item 2.8.1 no edital.

Para os candidatos que preencherem os requisitos presentes no edital, será possível solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 28 de março a 18 de abril de 2022.

Reserva de cotas

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas, estabelecidas na Lei nº 12.711/2012, com alterações introduzidas pela Lei nº 13.409/2016; no Decreto nº 7.824/2012, com alterações introduzidas pelo Decreto nº 9.034/2017; na Portaria Normativa nº 18/2012; na Portaria Normativa nº 21/2012 e nas alterações introduzidas pela Portaria Normativa nº 9/2017 (reserva de vagas), ou às vagas de pela ampla concorrência. Em conformidade com a legislação citada, o IFMT reserva 60% (sessenta por cento) das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado INTEGRALMENTE o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Resultados

No dia 27 de junho de 2022, serão divulgadas, no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo referente ao edital 03/2022. Nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

No dia 30 de junho de 2022 será a divulgação oficial dos aprovados/classificados.

Início das aulas

O início das aulas será estabelecido conforme calendário de cada Campus, a ser divulgado na data da matrícula. Diante da continuidade da orientação dos órgãos de saúde para o distanciamento social, o semestre letivo poderá iniciar com atividades executadas de forma não presencial, por meio do RED - Regime de Exercícios Domiciliares.

Após orientação dos órgãos de saúde e autorização para retorno das atividades presenciais, cada Campus estabelecerá o calendário acadêmico para retorno, conforme diretrizes e estrutura disponível em cada unidade. Neste caso, a utilização do uniforme escolar passa a ser obrigatória para a frequência das aulas.

Leia o edital 03/2022 para mais informações e datas.