Semana Ancestral: Cineasta angolana Marisol Kadiegi participa de roda de conversa no Campus Cuiabá Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 16 de Maio de 2023 às 15:33

Como parte da programação da Semana Ancestral organizada pelo MISC (Museu da Imagem e do Som de Cuiabá), aconteceu no Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, nos dias 10 e 11 de maio, uma roda de conversa com a documentarista Marisol Kadiegi. O evento contou com a exibição de um documentário e relato de experiências da cineasta.

A atividade é uma das várias iniciativas pensadas para subsidiar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, na concepção e realização do projeto; “Aprendendo com a Ancestralidade: corpo e ludicidade na perspectiva da Educação Física”.

Marisol Kadiegi é vencedora da primeira edição do prêmio Mulheres Negras Contam Sua História, na categoria redação. A documentarista narra sua trajetória de vida, desde seu nascimento em uma aldeia de Angola, em seguida aborda assuntos como, a guerra, separação dos pais ainda na infância, ida para um acampamento de refugiados no então Zaire, temporada em Portugal e finalmente a chegada ao Brasil na década de 80.

A roda de conversa teve como objetivo estimular a identificação e visibilização das ancestralidades negras e indígenas, muitas vezes, ocultadas ou diminuídas em alguns processos de celebração das memórias. Por transitar entre o cinema e a televisão em Angola, sua primeira pátria, e no Brasil, nação que escolheu como segunda terra, a convidada pode sensibilizar os estudantes presentes sobre a importância de contarem suas próprias histórias, como relato e não apenas como objeto de pesquisa.

Dentre os organizadores do evento estavam os professores do Campus Cuiabá: Sandro Aparecido dos Santos, Claudio Dias, Amarília Mathilde da Silva e Luiz Felipe Rostirolla.