Semana Pedagógica abre o ano letivo de 2023

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 6 de Fevereiro de 2023 às 10:55

Com o objetivo de discutir a construção de uma educação que respeita e acolhe a diversidade, nessa semana ocorreu a Semana Pedagógica 2023, com a temática “Educar para a diversidade”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo do Parecis, marcando o início do ano letivo.

Na segunda-feira, 30 de janeiro, no período da manhã houve uma palestra, conferida por Augusta Cesaria Francelino da Silva, sobre “Transgeneridades”. No período da tarde, Lucas Café e Nair Mendes de Oliveira, palestraram sobre “Avaliação, Dependência e Recuperação à luz do regulamento didático”.

No dia 31 a manhã debateu o tema “A diversidade cultural indígena”, com explanação de Márcio Monzilar Corezomae. No período vespertino a servidora do campus, Rosani Nonenmacher, falou sobre as “Orientações pedagógicas e construção de projetos interdisciplinares”.

Na quarta-feira, 01 de fevereiro, último dia do encontro, todos os servidores do IFMT Campus Campo Novo do Parecis acompanharam a palestra da Psicóloga Analista do Comportamento, Aline Gomes Munaro, sobre “Neurodiversidades e o papel da escola”. Na parte da tarde houve uma Reunião Pedagógica, conduzida pela Diretora de Ensino do campus, Carla de Fátima Cordeiro.

Para o professor e Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do campus, Alexandre Vinícius Gonçalves Nascimento, a Semana Pedagógica 2023 foi um momento que possibilitou aos servidores um espaço de formação, reflexão e debate a respeito de temas e pautas que perpassam as necessidades e transformações do universo escolar. “Tendo como horizonte a construção de uma educação que respeita e acolhe a diversidade, buscou-se provocar uma discussão que nos ajudasse a elaborar caminhos e metodologias para uma educação plena, plural e diversa”, explicou.

Para o Diretor-Geral do campus, Tiago Alquaz Matias, o ideal é que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados, respeitosos e que se preocupam com os outros. “A educação é o elemento essencial para um mundo melhor”, finalizou.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis