Semana Pedagógica e Planejamento Coletivo promovem integração e reflexão entre docentes

Publicado por: Campus Várzea Grande / 10 de Fevereiro de 2020 às 17:15

Na última semana de janeiro de 2020 (de 27 a 31), servidoras e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande participaram da Semana Pedagógica e de Planejamento Coletivo.

Segundo a Supervisora Pedagógica, Sônia Maria de Almeida, "o principal objetivo é propiciar aos docentes momentos de integração e reflexão para o planejamento coletivo e a elaboração dos planos de ensino com a previsão das visitas técnicas, aulas de campo, aulas práticas de laboratório, palestras, eventos e seminários para os Cursos de Ensino Médio Integrado e Cursos Superiores para o semestre letivo 2020/1".

No 2º dia o período matutino foi dedicado à PESQUISA e a EXTENSÃO com a apresentação do professor Cristiano Maciel, Presidente da Fundação Uniselva, e do Prof. Abimael Antunes Marques, da Gerência de Projetos do IFMT São Vicente, sobre o Plano de Trabalho com suporte da Fundação de Apoio – Fundação Uniselva (Leia mais: Fundação Uniselva ministra oficinas de elaboração de projetos nos campi do IFMT). A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande também esteve presente no evento, através de Benedita Santana Ponce, Gonçalina Rondon e outros integrantes, para acompanhar a palestra e saber quais convênios pode firmar com o campus Várzea Grande, via Uniselva.

Durante a semana, servidores(as) participaram, também, da palestra sobre a Ouvidoria e Corregedoria do IFMT, com Maristela Abadia Guimarães e Vinícius de Moraes Arantes. No último dia foi realizado um debate sobre a Reforma do Ensino Médio, com a Roda de Conversa "Ensino Médio Integrado e a Re forma do "Novo" Ensino Médio: uma análise comparativa" que contou com a participação do Prof. Ed Wilson Tavares Ferreira e da Pedagoga Nádia Cuiabano Kunze, do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva.

Segundo Sônia Almeida, "tais discussões suscitaram a criação de um grupo de estudo no campus Várzea Grande, composto por todos os docentes, do núcleo base e núcleo profissionalizante - eixos de infraestrutura e eixo gestão e negócios -, juntamente com a Equipe Pedagógica, com o objetivo de analisarem a Reforma do Ensino Médio e a proposta do Ensino Médio Integrado, que prevê a integração curricular entre a Educação Básica e a Educação Profissional".

"Tudo isso, nos dará uma base para a reformulação dos nossos Projetos Pedagógicos de Cursos, com a reformulação das matrizes curriculares e ementas dos componentes curriculares, de modo que atenda a realidade atual dos cursos ofertados pelo campus Várzea Grande". afirmou a Pedagoga.