Seminário do Ensino Médio atrai publico de todo o país

Publicado por: Reitoria / 21 de Setembro de 2017 às 07:11

A abertura do I Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado reuniu mais de 800 pessoas entre docentes, pesquisadores, dirigentes de ensino e representantes educacionais da Rede Federal Científica e Tecnológica dos Institutos Federais. O encontro surge dentro de um contexto de transformações que traz a tona a reflexão de desafios sobre a formação do ensino médio profissional e, convida ao diálogo sobre aspectos da legislação educacional brasileira.

O composição da mesa de abertura do evento contou com Wilson Conciani, Reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Roberto Brandão, Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria do Rosário, Deputada Federal pelo Rio Grande do Sul, Italo Dutra, Chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Sônia Regina, coordenadora da Câmara de Ensino (Conif),  Adilson César de Araújo, Pró-Reitor de Ensino (IFB)  e dos alunos: José Junior (Fenet) e Camila Lanes (Ubes). "Nosso objetivo com este seminário é de dialogar sobre aspectos importantes relativos ao Ensino Médio, ampliar o diálogo e entender o que é de fato relevante ou não para a Educação", explicou Wilson Conciani durante o evento. Já o presidente do Conif, comentou sobre a importância da realização do evento na capital do país e, agradeceu a presença de reitores, estudantes e pesquisadores que integram a Rede Federal, que vieram de diferentes localidades participar da programção.

Em sequência teve início a Conferência sobre Educação, Democracia e Trabalho contou com a presença do palestrante Vitor Henrique Paro, Doutor na Universidade de São Paulo (USP). O palestrante é professor titular na Faculdade de Educação da universidade, onde exerce a docência e a pesquisa, e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar - Gepae. Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC–SP. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Administração escolar: introdução crítica, Gestão democrática da escola pública, Por dentro da escola pública, Qualidade do ensino: a contribuição dos pais, Educação como exercício do poder, Crítica da estrutura da escola e Diretor escolar: educador ou gerente?

Quem não puder participar presencialmente o seminário, poderá acompanhar a programação pela página do Conif no Facebook  e pelo YouTube. O seminário será transmitido ao vivo. Mais informações, acesse aqui .

A programação para os próximos dois dias inclui atividades das 9 h às 18 horas, como mesa redondas, debates e atrações culturais.