Tecnologia interativa: Curso no IFMT Cáceres prepara estudantes para Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado por: Campus Cáceres / 22 de Maio de 2019 às 14:40

Nesta terça-feira (21.05), estudantes de todo o país realizaram a primeira fase das provas da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2019. Em Cáceres-MT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, campus ‘Prof. Olegário Baldo’, alunas e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio testaram os seus conhecimentos na resolução de problemas matemáticos com base em orientações recebidas em curso preparatório oferecido pela instituição desde o início do semestre.

Coordenado pelo professor de Matemática Willian dos Santos Rodrigues, o curso, ofertado até o mês de setembro, integra projeto de ensino desenvolvido no campus com o objetivo de fomentar o interesse de jovens estudantes pela Matemática com estímulo a participação e preparação para a Olimpíada. O projeto conta com a colaboração dos docentes Alessandro de Jesus e Lúdio Edson da Silva Campos.

Para aprofundar os conceitos de matemática pura e aplicada, os docentes  utilizam, entre os recursos didáticos, ferramentas da Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC)  com o propósito de facilitar a aprendizagem. Como tecnologia interativa em sala de aula é usada mesa digitalizadora para resolução de problemas desenvolvidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, e a Sociedade Brasileira de Matemática, SBM.

"As soluções são escritas, em tempo real, pelo professor, numa mesa digitalizadora conectada a um notebook, e projetada, a partir de um datashow, em um painel de projeção onde todos os alunos podem visualizar facilmente estando em qualquer lugar do auditório. Assim, os alunos podem conferir ou corrigir e confrontar sua solução com a apresentada pelo professor", explica Willian.

Também como ferramenta de interação, para além da sala de aula, foi criado um ambiente virtual com a participação de  docentes e estudantes para  socializar informações sobre a OBMEP, sanar duvidas, responder exercícios e soluções para os problemas estudados.

“O curso é incentivador. Além de ampliar nossos conhecimentos, nos ajuda a revisar, o que é muito importante porque, todos os dias, recebemos informações novas”, avalia a estudante Aline Novakc Locate, do 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.

Aline conta que aumentou o gosto pela Matemática após o ingresso no IFMT Cáceres a partir da experiência de estudo da matemática na disciplina do núcleo técnico, de Topografia. Integrada ao uso de tecnologias, ela destaca o sentido encontrado na matemática aplicada e o papel dos professores no estímulo à aprendizagem.

“Comecei a gostar mais quando eu vim estudar aqui, porque teve logo no início uma matéria da área técnica de topografia que fez abrir um novo olhar para eu ver que a matemática não é um bicho de sete cabeças. Eu não pensei que ela fosse divertida e já nessa aula descobri que a matemática é divertida" conta a estudante ao ressaltar o cuidado na relação docente-estudante como elementos facilitadores para aprendizagem.

"Aqui também de modo especial com o nosso professor Willian que ensina e desperta a gente para ver diferente a matemática, tira as nossas dúvidas é bastante prestativo, se preocupa com o nossa aprendizagem. Isso ajuda a gente ter esse novo olhar sobre a matemática", afirma a estudante.

Marcadores: matematica obmep_1