Dissertação de professora do IFMT concorrerá a Prêmio CAPES de Tese

Publicado por: Reitoria / 16 de Agosto de 2018 às 16:25

A tese de doutorado “O ‘eu’ confronta o ‘outro’: o que (re) velam as manifestações de brasileiros sobre haitianos nas mídias e redes sociais digitais”, da servidora da Reitoria do IFMT, professora Maristela Abadia Guimarães foi selecionada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para disputar o prêmio Capes de Tese 2018. Essa edição pagará mais de R$ 300 mil em benefícios aos agraciados e o resultado será divulgado em setembro.

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é constituído pelo Prêmio CAPES de Tese e o Grande Prêmio CAPES de Tese e é outorgado anualmente em reconhecimento às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em cada uma das 49 áreas do conhecimento.

Duas teses em cada uma das áreas também poderão ser agraciadas com Menção Honrosa. Serão concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com a Comissão Fulbright. O Grande Prêmio CAPES de Tese será outorgado em parceria com a Fundação Conrado Wessel.

Na ata da reunião para avaliação dos trabalhos defendidos em 2017, após discutir as 11 teses inscritas à luz dos critérios estabelecidos pelo edital da CAPES (a originalidade do Trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato) a comissão formada por três professores do programa elegeu o trabalho da docente do IFMT.

“A tese escolhida se destacou pela atualidade da temática, desenvolvimento teórico-metodológico e pela abordagem original frente aos desafios sociais e científicos no campo da educação”, atestaram os docentes Cleomar Ferreira Gomes, Suely Dulce de Castilho e Cristiano Maciel, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT.

Na definição da autora, “o estudo, em síntese, é transdisciplinar, dialoga com a pesquisa, com o ensino e a extensão e é especialmente voltado para as políticas públicas educacionais que se dirigem às populações em situação de vulnerabilidade”.

(Com informações da CCS/CAPES)