IFMT Cáceres, Seduc/MT e Secretaria de Educação de Cáceres discutem oferta de transporte escolar gratuito a estudantes do IFMT

Publicado por: Campus Cáceres / 23 de Junho de 2023 às 13:13

De acordo com o diretor do IFMT Cáceres, Anderson Bezerra, a perspectiva para 2024 é assegurar o direito ao transporte escolar gratuito para todos os estudantes do campus

A gestão do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres -Prof. Olegário Baldo busca soluções para assegurar a todos os estudantes da unidade o transporte escolar gratuito. A articulação do campus em 2022 com representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, e com a Câmara de Vereadores e Prefeitura de Cáceres resultou na aprovação da Lei Estadual nº 11.780/2022, e da Lei Municipal nº 3.088/2022 para possibilitar que estudantes do IFMT, do ensino médio, técnico subsequente ao ensino superior, possam ser beneficiados com o transporte escolar das redes públicas municipal e estadual de ensino.

Esta semana, o diretor-geral do IFMT Cáceres, Anderson Wesley Alves Bezerra esteve, em Cuiabá, em agenda com o Secretário-Executivo de Educação do Estado de Mato Grosso, Amauri Fernandes para tratar da temática que envolve, entre outros encaminhamentos, necessidade de repasse de recursos do estado para o município. A reunião contou com a participação do Secretário Municipal de Educação de Cáceres, Fransérgio Rojas Piovesan. A comunidade estudantil do IFMT Cáceres foi representada na agenda pela presidente do grêmio estudantil, Anna Luiza Barbosa.

“Foi uma reunião de bons encaminhamentos. Para 2024 ficou da responsabilidade do IFMT e a prefeitura, levantar os dados concernentes aos nossos estudantes de maneira que o estado possa repassar os recursos para prefeitura; o município fazer o atendimento, e o IFMT buscar a aquisição dos ônibus para atender aos estudantes”, afirmou Anderson.

Segundo o diretor, o campus tem contado com o apoio da reitoria, inclusive para a aquisição de ônibus. Este ano, a reitoria repassou para a unidade um ônibus adquirido com recursos de emenda parlamentar. Um segundo veículo já está empenhado para o campus.

“Nós temos a perspectiva de que, em 2024, cem por cento (100%) da nossa comunidade estudantil seja atendida com o transporte escolar, de forma gratuita”, afirmou o diretor.

A agenda na Secretaria de Estado de Educação, em 21.06, foi articulada pela assessoria da deputada Janaína Riva, autora da Lei Estadual que possibilita o direito ao uso dos veículos de transporte escolar para estudantes dos estudantes do IFMT. A Lei tem abrangência para estudantes de todo o estado de Mato Grosso, ao regulamentar o transporte de estudantes da zona urbana, da educação básica à educação superior.

No âmbito do município de Cáceres, a Lei 3.088/2022 encaminhada pela prefeita Eliene Liberato, partiu da indicação inicial dos vereadores Isaías Bezerra e Pastor Júnior e foi convertida em autoria de indicação conjunta de todos os vereadores.