Última aula de curso do Campus Cuiabá Octayde resultou no plantio de mais de 150 mudas em Poconé - MT

Publicado por: Campus Cuiabá / 1 de Dezembro de 2022 às 17:09

No sábado (26), ocorreu a última aula do primeiro Curso de Extensão de Produção de Mudas de Espécies Nativas do Cerrado e Pantanal, realizada no Núcleo Avançado do Pantanal (NAPAN), localizado às margens do Rio Bento Gomes, na cidade de Poconé-MT.

Na aula foi realizado o plantio de mais de 150 mudas de espécies nativas e frutíferas, com o objetivo de compor a Mata Ciliar, sendo elas: Pata de Vaca (Bauhinia rufa), Ximbúva (Enterolobium contortisiliquum), Jatobá (Hymenaea stilbocarpa), Copaíba (Copaifera langsdorffii), Caju (Anacardium occidentale) e Goiaba (Psidium guajava). Todas as espécies foram produzidas ao longo do curso e puderam ganhar um novo lar às margens do rio que é um importante afluente pantaneiro.

Além do plantio das mudas, na volta para Cuiabá os estudantes puderam aprender mais sobre as potencialidades e fragilidades do ecossistema pantaneiro ao longo da rodovia MT-060, conhecida como Transpantaneira.

A aluna Advair Pulquerio relata que o curso de produção de sementes e mudas proporcionou experiências maravilhosas. "Passei a enxergar o quanto nossa natureza é rica. Aprendi a coletar e a preparar as sementes e o solo para o plantio correto. Também tivemos oportunidade de ir a campo colocar em prática todo o conhecimento que recebemos de professores dedicados e preparados” enfatizou.

Já a estudante Sandra Mendes diz que colocará em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso. “Gosto muito de plantas. Porém, não sabia como fazer o plantio e/ou cuidados necessários para sua desenvoltura. Hoje, com os conhecimentos adquiridos, sei tirar dormência de uma semente. Antes eu nem sabia o que era dormência em sementes. Agora é hora de colocar em prática o que aprendi,” afirmou.

A coordenadora do curso, Silvia Vilanova, destacou a importância dessa última aula: "É muito importante a construção de uma prática extensionista horizontalizada, na qual cada estudante associa suas experiências ao conteúdo técnico científico. Desta forma, atingimos os objetivos da proposta de extensão, integrando os saberes empíricos da comunidade àquele produzido cientificamente pela Instituição, estabelecendo o diálogo permanente com saberes indissociáveis,” concluiu.

Participaram dessa atividade os vinte alunos do curso, que teve início em agosto deste ano, além do prof. Jairo da Silva Campos, diretor do campus Bela Vista, prof. Valtemir Emerencio, representando o diretor do campus Cuiabá Octayde, prof. Edilson Serra, diretor da DIEX, profa. Simone Raquel Caldeira, coordenadora do NAPAN, prof. Dorival Costa, responsável pelo viveiro do campus Bela Vista e Tânia Luz, técnica do campus Bela Vista.