“VIVA PEDRO, PEDRO VIVERÁ EM NOSSOS CORAÇÕES” - HOMENAGEM PÓSTUMA À DOM PEDRO CASALDÁLIGA

Publicado por: Campus Confresa / 8 de Agosto de 2020 às 16:15

O IFMT Campus Confresa presta sua homenagem ao Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso), DOM PEDRO CASALDÁLIGA PLA, que faleceu na manhã deste sábado, dia 08 de agosto de 2020. O missionário Claretiano se mudou para o Araguaia, em 1968. Desde então viveu para pregar o evangelho de acordo com a chamada teologia da Libertação.

Dentre suas muitas causas a educação era uma das quais o bispo mais se engajou. Com a criação do Ginásio Estadual do Araguaia –GEA, primeira instituição de ensino do então Baixo Araguaia, ele deu início a uma busca que segundo reza a lenda, culminou com a vinda do IFMT Campus Confresa para a região no ano de 2009. Dom Pedro nunca confirmou ou rechaçou a história, que diz que ele teria ligado para o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e questionado o fato do maior assentamento da reforma agrária brasileira ficar de fora do projeto de expansão das escolas técnicas federais.

Apesar de não confirmada a história tem fulcro na realidade já que a lei de criação dos Institutos Federais (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 ) destinava os campi a cidades ou regiões metropolitanas de cerca de 50 mil habitantes, o que não era exatamente o caso de Confresa.

Muitos servidores, em diversas oportunidades compartilharam o desejo de que o IFMT Campus Confresa recebesse o nome de Dom Pedro Casaldáliga.

No último mês de Outubro o Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, visitou Dom Pedro. Ele pretendia gravar um vídeo para a comemoração dos dez anos do Campus Confresa. Apesar de não atingir completamente seus objetivos, por conta da saúde já debilitada de Pedro, Willian aproveitou o banho de sol do religioso, visitou sua capela particular, que guarda suas relíquias e ainda tomou café na sua cozinha típica de um homem posseiro do Araguaia.

“Eu gostaria de salientar que o Araguaia perde um guerreiro, um defensor dos oprimidos, um defensor do trabalhador e da trabalhadora da terra, mas principalmente um defensor de uma educação ampla, laica e inclusiva tal qual o Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa vem fazendo nesses dez anos de sua atuação no território Araguaia Xingu. O território chora, o território agora presta homenagem a este grande homem que não mediu esforços para que todos nós povos da terra, povos da água tivéssemos vez e voz em todas as ações em defesa do humano, do ser que nós somos, humano. E é nessas mensagens que eu vejo o quanto Pedro deixa suas lições para todos nós que já vivemos no território Araguaia Xingu e que sabemos da importância desse homem ocupar a terra de forma digna, de forma honesta, mas principalmente de forma humana tal qual ele ensinou em todos os seus passos durante a sua trajetória na vida terrena e principalmente durante seus passos no Araguaia. O Instituto Federal de Mato Grosso através do Campus Confresa se sente triste por esta perda, mas continuará a luta que este homem tanto nos ensinou e inspirou a lutar em defesa de uma educação pública, gratuita, laica para o filho e a filha do trabalhador. Viva Pedro, Pedro viverá em nossos corações”, diz Willian de Paula, em homenagem à Dom Pedro Casaldáliga.

O diretor do Campus Confresa, Giliard Brito de Freitas, que também esteve presente na última visita à Pedro, declarou que “é com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Dom Pedro Casaldáliga no dia de hoje. Dom Pedro lutou muito pelas causas sociais, pelos indígenas, pelo respeito e preservação dos direitos dos trabalhadores, pelo acesso à terra aos menos favorecidos e pelo acesso à educação na região Araguaia Xingu. Deixa um grande legado. Inspirou e continuará inspirando aqueles que buscam por dias melhores para seu povo”.

1928 a 2020