EcoLog 2023/01: projeto Geoleo Vegetal realizou um mapa de rota para coleta de Óleo na região do Chapéu do Sol

Publicado por: Campus Várzea Grande / 13 de Julho de 2023 às 16:39

Estudantes do Curso Técnico em Logística Integrado ao Nível Médio do IFMT Várzea Grande realizaram, durante o primeiro semestre de 2023, coordenados pelo professor Alexandre Moraes, o projeto de extensão do EcoLog: "GEOLEO VEGETAL: Estudo para desenvolvimento de estratégia ambiental para descarte correto de óleo vegetal na Região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande - MT".

Segundo Alexandre "o EcoLog tem como base a logística reversa, que tem como objetivo fazer a destinação correta de resíduos associadas a uma cadeia produtiva. neste caso o projeto desenvolvido neste semestre foi o seguinte: dar a destinação correta para o óleo de cozinha usado, ao ponto que todas as cadeias produtivas envolvidas neste processo, além de cuidar do meio ambiente, também consiga gerar valores econômicos para todas as pessoas que trabalhem para essa conscientização".

Além disso, "o aluno que desenvolveu esse projeto pode, num futuro próximo, buscar ganhar uma porcentagem em cima do valor que hoje é pago para o mercado", explicou o professor. "Como eles conseguiram mapear quais são esses pontos, eles poderiam, dentro dos valores de mercado, estipular um valor percentual para o serviço que ele está prestando à indústria e ao comerciante também".

"Porque, até então, esse mercado, ele existe, mas é um mercado que é feito ainda de uma forma informal e não tem um mapeamento de rota profissionalizando e demonstrando quais são esses pontos aonde a empresa pode fazer uma coleta semanal, quinzenal ou mensal, conforme o volume de produção que cada ponto de comércio faz de armazenamento desse óleo", finalizou Alexandre.

Como mostrado no resumo do artigo (anexo), o trabalho teve como objetivo desenvolver, por meio do geoprocessamento de imagens de satélite, um mapa analítico com pontos comerciais da região do Chapéu do Sol que fazem uso do óleo vegetal, visando elaborar uma estratégia ambiental para o descarte correto deste resíduo. Além de elaborar um guia de melhores práticas para o despojo do óleo vegetal, por meio de dados e fluxogramas, assim como apresentar um levantamento da percepção dos comerciantes locais referente a temática.

Os dados foram coletados mediante visitas e entrevistas nas lojas e restaurantes da região, a fim de coletar informações relacionadas ao uso e descarte do óleo. Ademais, o trabalho apresentou um mapeamento de rotas que otimizam o tempo de transporte do resíduo vegetal até seu destino final, além de exibir as vantagens econômicas, o trabalho também expressou a redução dos impactos ambientais que ocorrerão futuramente, caso seja realizado o descarte correto e o uso eficiente do óleo vegetal.

Participaram do projeto, separados por grupos de atuação:

• Geoprocessamento: Kayke Morais, Amanda da Conceição, Ana Rita B. dos Santos e Douglas Ferreira;
  • Entrevista/campo: Jennyfer Nascimento, Adriana T. Aureliano, Maria Eduarda Almeida e Lauhany Carvalho;
  • Economia/Meio Ambiente: Halyne G. Fortunato Luz, Lucas dos Santos, Maurício Zaghi e Gustavo Martins;
  • Escrita do projeto: Vitória Souza, Antônio Sakaguti e Ana Vitória Neponuceno.

O mapa de rotas: foi utilizado o sistema de software QGIS para a produção de um mapa de rota, por meio do georreferenciamento de imagens dos estabelecimentos entrevistados durante o projeto (foram detectados 12 comércios). No levantamento de dados voltado para mapas temáticos da rota de coleta de óleo, também foi utilizada a plataforma existente do Google Maps e Google Earth, além de dois GPS garmin. Sendo assim, com as coordenadas geográficas dos comércios e utilizando como referência as duas principais avenidas do bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande – MT, foi desenvolvido um mapa:

Conclusão

O óleo vegetal é um elemento importante na alimentação dos seres humanos, porém a utilização em grandes quantidades e o descarte incorreto desse resíduo vegetal causa diversos problemas ao meio ambiente. Sabendo disso, essa pesquisa teve como enfoque levantar dados sobre o descarte de óleo vegetal, com o propósito de recolher informações sobre como é feito o descarte de óleo vegetal pelos comércios do bairro Chapéu do Sol, no município de Várzea Grande – MT.

Além disso, um fator importante trabalhado neste projeto foi o estudo quanto a possibilidade de transformar esse resíduo vegetal, que antes não haveria mais finalidade em uma forma de lucro para o comércio, com uma empresa especializada que passe recolhendo esse óleo e dê uma outra finalidade, como por exemplo transformando esse óleo em sabão ou adotando outra prática sustentável para evitar o descarte não sustentável.

Portanto, conclui-se que o projeto foi importante para levantar a percepção dos comerciantes em relação ao uso e ao descarte do óleo vegetal, além de sensibilizar os mesmos quanto a importância de adotar práticas ecologicamente corretas e evitar a poluição ambiental que agrava a fauna e a flora local.

Leia o artigo completo, anexo.