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Política busca fortalecer relacionamento do IFMT com seus públicos e a sociedade

Publicado por: Reitoria / 28 de Fevereiro de 2023 às 16:02

Lançada na manhã desta terça-feira (28), a Política de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso (PC-IFMT) é um documento que apresenta orientações e diretrizes relacionadas às atividades de comunicação institucional, considerando-as estratégicas para o crescimento e o fortalecimento da instituição e de seu relacionamento com seus públicos e a sociedade.

Na avaliação do reitor Julio César dos Santos, a política é o resultado do empenho, da dedicação e do trabalho em equipe dos servidores de comunicação do Instituto, liderados pela equipe de comunicação da Reitoria e representa um marco importante na construção da identidade institucional.

“Ela contribuirá muito para a melhoria dos nossos processos administrativos internos e para tornar o instituto mais conhecido para a sociedade; todos os nossos cursos, programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão e a atuação do serviço público. É uma conquista para o serviço público”, afirmou o reitor. 

Ao reconhecer a essencialidade dos procedimentos e a organização dos processos de comunicação para a construção da identidade institucional, o reitor listou os benefícios dessa política, para que a sociedade tenha acesso à instituição, e os estudantes tenham conhecimento dos cursos e da oferta, e da diferença que o IFMT faz na vida das pessoas.

“Sem a atuação de cada um desses profissionais e sem uma política consistente, bem definida, sem diretrizes estabelecidas não conseguimos atingir nossos propósitos e objetivos. Hoje é a consolidação de um trabalho que contribuirá muito para o crescimento da nossa instituição em vários aspectos. Houve um processo de construção dessa política, no meu entendimento bastante saudável, de debates e diálogos que nos trouxeram até aqui”. 

O reitor reafirmou o compromisso com a comunidade, os comunicadores, a sociedade, e, em especial, os estudantes de que o IFMT continuará trabalhando para o fortalecimento e a melhoria dos processos e procedimentos de comunicação na instituição. “Assumimos agora uma luta junto com o CONIF pela retomada das contratações dos profissionais na área de comunicação para os institutos federais e essa será uma das nossas principais pautas nos próximos meses junto ao governo federal”, prometeu.

Consultor externo para a produção da Política e com vasta experiência na elaboração dos mesmos documentos em outros institutos federais do país, o professor sênior da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Wilson Bueno destacou o compromisso institucional do IFMT com a valorização do papel da comunicação pública.

“A PC constitui o mais importante e estratégico instrumento de gestão da comunicação de uma organização, mas, em nosso país, ainda são muito poucas que se dispõem a vencer o desafio de construí-la.  O IFMT se incorpora, a partir desta data, a esse privilegiado grupo de instituições que reconheceram a importância da Política de Comunicação, e contam com ela para orientar o seu relacionamento com os públicos estratégicos e com a sociedade”.

O diretor-executivo Cristovam Albano pontuou que a partir dessa institucionalização a comunidade terá a oportunidade de melhor conhecer os direcionamentos que levam a comunicação a contribuir com o alcance da missão institucional dentro dos processos entregues à comunidade.

“O alcance dessa importante conquista não só para a comunicação mas para todo o IFMT faz parte de um processo de maturidade da nossa instituição que junto com outras definições busca, cada vez mais, a transparência nos processos internos e externos da nossa entrega diária à comunidade” enfatizou.

O Plano de Implementação da Política de Comunicação do IFMT

O Plano de Implementação da Política de Comunicação apresenta as ações, estratégias e produtos indicados no documento da Política, a serem colocados em prática nos próximos meses e anos, a curto, médio e longo prazos pela instituição.

“Como desdobramento teremos agora novas frentes de trabalho, desenvolvendo regulamentos específicos, instruções normativas, mapeamento de processos como, por exemplo, no uso do site institucional, que precisará de novas regulamentações, instruções, tudo para que possamos bem aplicar as políticas agora definidas de comunicação do IFMT,” adiantou Cristovam.

O documento sintetiza a política de comunicação e traz diretrizes, ações, estratégias e define produtos que se reportam a um número significativo de temas relevantes da comunicação institucional, como comunicação interna e externa, relacionamento com a mídia, gestão da comunicação em situação de crise, planejamento e execução de eventos institucionais, gestão da comunicação e da marca IFMT, divulgação da pesquisa e dos projetos de inovação, comunicação da extensão comunicação acessível, diversa e inclusiva, dentre outros.

O consultor, professor e jornalista também pontuou que o engajamento da comunidade do IFMT, com a participação de gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes no processo de construção da Política, foi e continuará sendo importante e necessário porque a implementação da mesma representa, também, um novo desafio.

“Depois que elaboramos e aprovamos a política de comunicação temos o desafio não menos importante do processo de construção de uma política de comunicação que não termina com a produção de um documento, muito pelo contrário, requer um grande esforço para tornar a política de comunicação uma realidade,” orientou.

Além de mencionar a necessidade de um acompanhamento da implementação da política, o professor Bueno lembrou as transformações recentes na comunicação e a importância da atualização do documento para que o mesmo se mantenha em sintonia com as modificações ocorridas tanto na instituição quanto em toda a sociedade.

“Não podemos ignorar que o universo da comunicação tem experimentado nos últimos anos mudanças drásticas e rápidas com o surgimento de tecnologias disruptivas com uma avalanche de informações não verdadeiras, com a polarização política e ideológica e com a interferência de pessoas que pregam o negacionismo e afrontam as evidências científicas e a realidade dos fatos”.

Ele prossegue dizendo que como a comunicação se modifica de forma contínua e acelerada e as instituições também renovam seus objetivos e se expandem, por exemplo com a criação de novos campi, é imperioso que a política de comunicação mereça atualização permanente para evitar que se desatualize.

“A comunicação institucional competente e democrática exige mobilização para evitar que o obscurantismo penalize a educação pública, a ciência, a tecnologia e para permitir que os centros produtores de conhecimento como o IFMT desempenhem a sua missão e cumpram os seus objetivos institucionais,” encerrou.

Reuniões dialogadas

A Política de Comunicação é fruto de um processo de construção coletiva, iniciado em abril de 2022, que envolveu a equipe de comunicadores da instituição, sob a coordenação da chefe do Departamento de Comunicação (Decom), Natália Pavanelli, e representantes das Pró-reitorias e Diretorias Sistêmicas da Reitoria. O Grupo de Trabalho contou com a consultoria do professor e jornalista Wilson Bueno, que já contribuiu para a elaboração da Política de Comunicação de diversos Institutos Federais do país. Após ser analisado pela comissão de elaboração da Política, o documento foi aberto à consulta pública. Em agosto, foi enviado para apreciação do Conselho Superior (Consup), tendo sido aprovado em dezembro de 2022.

Leia a Política de Comunicação AQUI

Saiba mais:

https://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/politica-de-comunicacao-do-ifmt/

 

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