Formação de Gestores do IFMT reforça compromisso institucional com prevenção e enfrentamento ao assédio

Gestores do IFMT recebem formação e intensificam ações contra o assédio, promovendo ética e segurança institucional

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza, nesta terça-feira (21), uma formação voltada aos cargos de direção da Reitoria, diretores-gerais dos campi e campi avançados, chefes de departamentos de ensino e de administração e responsáveis pela implantação de novas unidades. O encontro, promovido no auditório do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista, tem como foco o fortalecimento da integridade institucional e o aprimoramento das práticas de gestão, com ênfase na prevenção e enfrentamento a situações de assédio.

A atividade – organizada pela Escola de Formação (Esfor) – compõe um conjunto de ações implementadas pelo IFMT para consolidar uma cultura de ética, transparência e responsabilidade na administração pública. A formação conta com palestras da Controladoria-Geral da União (CGU) e de gestores internos, destacando o papel estratégico da liderança frente às demandas relacionadas à conduta institucional.

Entre os palestrantes foram convidados o Diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, Adriano Augusto de Souza, que abordou “Como o gestor pode atuar nas atividades correcionais: definindo fronteiras e limites que respeitem a gestão e o processo disciplinar”; A Coordenadora-Geral de Supervisão do SISCOR, Clarice Knihs, com a palestra “Gerenciando atividades correcionais: práticas para prevenir e investigar casos de assédio sexual e moral”; e o Superintendente da Controladoria Regional da União em Mato Grosso, Ricardo Plácido Ribeiro, que tratou sobre “Tomada de decisão referente ao investimento público”.

Ao longo da programação os participantes também vão acomapnhar falas da Ouvidoria, Corregedoria e da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade do IFMT.

Durante a abertura, o diretor executivo do IFMT, Gilcelio Luiz Peres, destacou o papel dos gestores como agentes centrais no fortalecimento da integridade institucional. “Hoje temos aqui os chefes de departamento, coordenadores de administração, diretores sistêmicos e demais gestores do nosso Instituto reunidos para dialogar sobre o tema do assédio. Queremos enfrentar essa questão de forma aberta, com a seriedade que ela exige, promovendo uma gestão transparente e comprometida com o respeito mútuo”, afirmou.

Gilcelio reforçou que o IFMT vem investindo na formação contínua dos servidores e na estruturação de órgãos internos voltados à ética e à escuta institucional, como a recomposição da Comissão de Ética e o fortalecimento da Ouvidoria. “Estamos trabalhando para agilizar os processos, aprofundar o debate e desenvolver políticas que tratem o tema do assédio de forma efetiva e humana”, completou.

O reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos, enfatizou a importância da atuação integrada das equipes de gestão na prevenção de conflitos e na condução responsável dos processos administrativos. “Sabemos o quanto é desafiador o trabalho de cada gestor. Por isso, reunir todos aqui é fundamental. Sempre que ocorre um problema grave, ele chega primeiro à mesa do gestor. É essencial saber lidar com essas situações de forma adequada, evitando que questões que poderiam ser solucionadas internamente avancem desnecessariamente para processos disciplinares”, destacou.

Julio Cesar ressaltou que manter a integridade institucional exige compromisso coletivo e atuação coordenada entre as equipes. “Nosso propósito é aprimorar continuamente os procedimentos internos, fortalecer as práticas de prevenção e garantir que todos os processos sejam conduzidos com justiça, transparência e respeito às pessoas envolvidas. Assim, preservamos a imagem e os valores que norteiam o IFMT”, pontuou.

Ações Estruturais

A formação integra um conjunto de medidas institucionais em andamento no IFMT dedicadas à prevenção e combate ao assédio. Entre as iniciativas, destaca-se a criação de dois Grupos de Trabalho (GTs) voltados à elaboração da Política de Prevenção e Enfrentamento a Situações de Vulnerabilidade e Violência Envolvendo Discentes.

Os GTs, formados por representantes da Reitoria, Pró-Reitorias, Corregedoria, Ouvidoria, Procuradoria Federal, Comissão de Ética, setores de assistência estudantil, sindicatos e comunicação, atuam na construção de protocolos de acolhimento, orientações institucionais e campanhas educativas. Ainda este semestre, o grupo contará com a participação de representantes estudantis, ampliando o diálogo e a representatividade no processo.

Desde março, o IFMT tem desenvolvido campanhas nos Fóruns Estudantis sobre como identificar e denunciar casos de assédio, com base na Instrução Normativa nº 04/2023. Já a capacitação dos servidores segue como ação contínua, fortalecendo o conhecimento sobre ética, responsabilidade e conduta profissional.

Com a realização da formação e as novas ações integradas, o Instituto Federal de Mato Grosso reforça seu compromisso com a ética, o respeito e a construção de um ambiente acadêmico e organizacional mais seguro, inclusivo e responsável.

Texto: Thiago Almeida – Jornalista – RTR

Posts relacionados
Rolar para cima