Estudantes do IFMT participam de minicurso sobre classificação e uso do solo na Baixada Cuiabana

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Campo Verde participaram de uma atividade de aprimoramento da formação […]

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Campo Verde participaram de uma atividade de aprimoramento da formação científica em Nossa Senhora do Livramento (MT), direcionado para suas competências em relação ao solo. O ‘Minicurso para Agentes Multiplicadores: Classificação e Uso do Solo na Baixada Cuiabana’ foi realizado, na última sexta-feira (31), na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), estrutura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o IFMT, localizado na Baixada Cuiabana.

Com carga horária de quatro horas, o minicurso teve como objetivo desenvolver e aprimorar competências dos participantes na classificação e uso do solo, por meio do compartilhamento de conhecimentos teóricos e práticos. A ação contribuiu para o fortalecimento da formação técnica e científica dos futuros profissionais da região. Os certificados de participação foram emitidos pela Embrapa, de forma digital, aos estudantes que frequentaram pelo menos 75% das atividades.

Atividades práticas sendo realizada no minicurso, na Umipi

A programação contou com palestras e práticas ministradas pelos pesquisadores Dr. Ademir Fontana (Embrapa Gado de Corte), que abordou o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, e Dr. Silvio Spera (Embrapa Agrossilvipastoril), responsável pela temática do Sistema de Avaliação de Uso da Terra. As atividades incluíram ainda a classificação do perfil do solo, antecedida por momentos de abertura, café da manhã e inscrições.

A ação foi uma realização conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Embrapa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Campus Campo Verde do IFMT, com coordenação de Flávio Wruck e Karla de Sena Guedes (Embrapa) e Regina Olea, diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares do IFMT. O evento contou também com o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (MT), fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de competências voltadas à gestão e uso sustentável do solo na Baixada Cuiabana.

Posts relacionados
Rolar para cima