IFMT lidera ranking do Partiu IF no Brasil

Um levantamento feito pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da […]

Um levantamento feito pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, aponta que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) foi a instituição com o melhor resultado no primeiro ciclo do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Partiu IF em todo o país.

Como o nome do programa diz, o Partiu IF busca alcançar os estudantes mais vulneráveis da rede pública de ensino – pertencentes a famílias de baixa renda e com prioridade de participação para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência – nos meses que antecedem as provas de seleção que são utilizadas como principal mecanismo de seleção pelos Institutos Federais.

“O IFMT já tem políticas de ações afirmativas nos processos seletivos que priorizam o acesso desses públicos, e o Partiu IF vem para alavancar esse trabalho. É um programa completo do qual nós temos muito orgulho de fazer parte”, comenta o reitor do IFMT, professor Julio Cesar dos Santos.

Uma vez no Programa, os estudantes têm, no 9º ano do Ensino Fundamental, a oportunidade de reforçar conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências no contraturno escolar, ao menos duas vezes por semana. Além disso, participam de atividades complementares, como práticas de laboratório, visitas a fazendas-escola, mostras de artes e feiras de ciência, que são parte da rotina acadêmica dos cursos regulares dos Institutos Federais. Paralelamente, recebem apoio psicopedagógico, orientação acadêmica e um auxílio mensal, em dinheiro, atrelado à boa frequência escolar.

Em Mato Grosso, 814 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental estavam matriculados no ciclo de 2025 do Partiu IF. Desses, 613 foram aprovados nos Processos Seletivos para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio após o programa. Com esse resultado, o IFMT alcançou um índice de aprovação de 75% e ficou no topo do ranking, seguido pelos institutos federais de Mato Grosso do Sul, com 68%, e Amapá, com 57%, respectivamente.

Foi por meio do Partiu IF que o estudante Arthur José de Oliveira Souza (foto) se preparou para a prova de seleção para um dos cursos mais concorridos do IFMT: O curso técnico em Informática no Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, onde as 105 vagas dessa oferta foram disputadas por 683 candidatos no último processo seletivo.

“Os professores que me deram aula são excelentes”, elogia. Aprovado no seletivo, ele atribui parte do sucesso à possibilidade de fazer simulados preparatórios para a prova. “Eu fico bastante nervoso pra fazer prova, mas como já tinha feito o Partiu IF, pra mim foi mais tranquilo”, relata.

Para o professor Victor Noronha, coordenador do Partiu IF na região Centro-Oeste, o IFMT ter alcançado em primeiro lugar é mérito da equipe que atua no programa: professores, apoio pedagógico, monitores e coordenadores, que dedicaram seus esforços para uma atenção individualizada à realidade de cada estudante e adoção das estratégias necessárias para as situações específicas. “Acho que, quando se trata de estudantes que estão em vulnerabilidade social, a gente precisa estar olhando bem próximo, e acho que esse trabalho teve um reflexo positivo no resultado”, comenta.

Essa abordagem, segundo ele, também é vista no resultado geral da região Centro-Oeste, da qual o IFMS – segundo colocado no ranking das instituições – também faz parte. Entre as cinco regiões brasileiras, o Centro-Oeste foi a que apresentou o melhor desempenho no programa federal, conforme o mesmo levantamento da Secadi.

No âmbito do IFMT, o Partiu IF contou com 22 turmas em 2025, alcançando 20 municípios em todos os cantos do estado. O professor Frankes Marcio Batista Siqueira, pró-reitor de Extensão do IFMT, comenta que o Partiu IF é um grande exemplo de atividade de Extensão que, em conjunto com o Ensino e a Pesquisa, compõem o tripé que os institutos federais utilizam para promover conhecimento e desenvolvimento científico, econômico e social.

“A extensão é importante, porque ela resgata esses alunos que estão nas zonas periféricas, em vulnerabilidade, para que eles possam adentrar os muros do IF, a fim de que eles consigam recuperar a aprendizagem e ter um vislumbre de um futuro melhor para cada um através da educação”, detalha o pró-reitor.

Rolar para cima