Curso de Técnico em Agropecuária Integrado de Ensino Médio

Curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

O profissional que conclui o Curso Técnico em Agropecuária Integrado de Nível Médio estará apto para atuar de forma ética, crítica e inovadora na produção vegetal, animal e agroindustrial, bem como no desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, sendo capaz de planejar, executar e gerir processos produtivos, integrando conhecimentos técnicos, científicos e socioambientais, em consonância com as demandas do mundo do trabalho e com as transformações contemporâneas.

Manual do Estudante
Matriz Curricular

Legislação profissional
Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5524.htm)
Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.

Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13639.htm)
Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas.

Decreto nº 90.922, de 6 de fevereiro de 1985 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D90922.htm)
Regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.

Decreto nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4560.htm)
Altera o Decreto nº 90.922, de 6 de fevereiro de 1985, que regulamenta a Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial e Técnico Agrícola de nível médio ou de 2º grau.

Portaria MT nº 3.156, de 28 de maio de 1987 (https://sintec-rs.com.br/tecnico-industrial/legislacao/portaria-no-3-15687-enquadra-os-tecnicos-industriais-na-categoria-de-profissionais-liberais/)
Consolidação das Leis de Trabalho – CLT – Enquadra o Técnico Agrícola como profissional liberal. Diário Oficial da União de 3 de junho de 1987, seção 1, p. 806.

Mercado de Trabalho

– Empresas públicas e privadas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor agropecuário
– Instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica
– Agências de defesa sanitária
– Propriedades rurais
– Empresas de consultoria agropecuária
– Empresas de comércio e de representação comercial de produtos agropecuários
– Indústrias de insumos agropecuários
– Empresas de máquinas, de equipamentos e implementos agrícolas
– Indústrias de processamento de produtos de origem animal e vegetal
– Agroindústrias
– Cooperativas e associações rurais

Pré Requisito para fazer o curso

Para ingressar no curso técnico integrado em Agropecuária, é preciso ter o Ensino Fundamental completo, ou seja, ter concluído o 9º ano do ensino fundamental.

Como entrar no Curso

Anualmente ocorre o processo seletivo, sempre no segundo semestre.

Informações Importantes
Vagas Carga horária Turno Duração
35 por ano 3.356 horas Integral 3 anos
Contatos
Quer saber mais? Entre em contato!
Cursos relacionados
Diamantino
Duração: 2,5 anos
Diamantino
Duração: 5 anos
Rolar para cima