Pró-Reitoria de Administração
Pró-Reitoria de Ensino
Pró-Reitoria de Pesquisa
Pró-Reitoria de Extensão
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

A Proad é a instância responsável pelos assuntos referentes ao planejamento, administração, gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Cabe a ela administrar as contas, gerenciar a execução orçamentária, receber e prestar contas dos investimentos e gastos da IFMT por meio de balancetes, além de receber oficialmente os recursos federais a que a instituição tem direito.
A responsabilidade da Proad decorre do fato de que o IFMT tem como uma de suas obrigações a correta aplicação dos recursos a que tem direito junto ao Ministério da Educação. O controle contábil e orçamentário de todas as receitas e despesas do IFMT contribui para que sejam gerados benefícios para a comunidade acadêmica, tais como a manutenção e melhoria das instalações física da Reitoria e das unidades espalhadas pelo estado de Mato Grosso.
Nos últimos anos, a Proad tem se destacado por empreender ações voltadas a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral por meio da transparência na gestão dos recursos públicos geridos no IFMT.
Em linhas gerais, são objetivos da Proad:
- Gerenciar a execução orçamentária, financeira e patrimonial do IFMT;
- Elaborar a prestação de contas anual do IFMT;
- Promover o controle contábil dos recursos federais e dos gastos e investimentos do IFMT; e
- Garantir a transparência na aplicação dos recursos financeiros, garantindo à sociedade em geral o acesso às contas do IFMT.
Estrutura Administrativa
Quem é Quem
| Setor / Função | Servidor(a) | E-mail / Telefone |
| Pró-Reitoria de Administração (PROAD) | proad@ifmt.edu.br / (65) 3616-4119 | |
| Pró-reitora | Liliane Silva Pena Oliveira | liliane.oliveira@ifmt.edu.br |
| Conformista de Gestão | Carlos Eduardo Santos | carlos.santos@ifmt.edu.br |
| (Em afastamento para pós-graduação) | Maria Carolina Silva de Arruda | maria.arruda@ifmt.edu.br |
| Diretoria de Orçamento (DORC) | (65) 3616-4117 | |
| Diretor | Vandervanio Osni Pacheco dos Santos | vandervanio.santos@ifmt.edu.br |
| Helena Honorato Snowareski | helena.snowareski@ifmt.edu.br | |
| Departamento de Contabilidade e Finaças (DCF) | contabilidade.rtr@ifmt.edu.br / (65) 3616-4120 | |
| Chefe do Departamento | Rayonara Parente de Lima | rayonara.lima@ifmt.edu.br |
| Débora Lethicia da Silva Rezende Ávila | debora.rezende@ifmt.edu.br | |
| Elizangela Cristina Magalhaes | elizangela.magalhaes@ifmt.edu.br | |
| Fernanda Maria Batista Almeida Matias | fernanda.matias@ifmt.edu.br | |
| Conformista Contábil | Jadde Auxiliadora de Amorim | jadde.amorim@ifmt.edu.br |
| Solange Santana Belchior Schalm | solange.schalm@ifmt.edu.br | |
| Almoxarifado | Wesler Caporossi | wesler.marques@ifmt.edu.br |
| (Requisitado pelo Ministério Cultura) | Jose Ricardo Goncalves Duarte | jose.ricardo@ifmt.edu.br |
| Patrimônio | Hebert Alexander Soares da Silva | hebert.silva@ifmt.edu.br |
| Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira | (65) 3616-4120 | |
| Coordenadora | Nelci Soeli Raber | nelci.raber@ifmt.edu.br |
| Dagner Raffael Boaventura | dagner.boaventura@ifmt.edu.br | |
| Salma Nobre de Sousa | salma.sousa@ifmt.edu.br | |
| Coordenação de Compras e Registro de Passagens | (65) 3616-4129 | |
| Coordenador | Luciano Borges Sampaio | luciano.sampaio@ifmt.edu.br |
| Diretoria de Administração (DADM) | dadm@ifmt.edu.br / (65) 3616-4111 | |
| Diretor | Filipe Meirelles Gonçalves de Freitas | filipe.freitas@ifmt.edu.br |
| (Em exercício provisório SEGES/MGI) | Pâmella Elis Bandeira | pamella.bandeira@ifmt.edu.br |
| Coordenação de Contratos e Convênios | (65) 3616-4142 | |
| Coordenador | Bruno Vieira Venceslau | bruno.vieira@ifmt.edu.br |
| Rose Mary de Oliveira Ronchi | rose.ronchi@ifmt.edu.br | |
| Coordenação Geral de Compras | compras@ifmt.edu.br / 3616-4152/4178/4148/4118 | |
| Coordenador | Sebastiao Cesar Dias Goncalves de Moura | sebastiao.moura@ifmt.edu.br |
| Daniel de Carvalho Silva | daniel.carvalho@ifmt.edu.br | |
| (Em cooperação técnica SETEC/MEC) | Elenice dos Reis Santos | elenice.santos@ifmt.edu.br |
| Leonardo Mendes Jorge | leonardo.jorge@ifmt.edu.br | |
| (Em afastamento para pós-graduação) | Mariéli Gláucia da Silva Faleiro | marieli.faleiro@ifmt.edu.br |
| Coordenador de Procedimentos de Pesquisa de Preços | Thiago Costa Campos | thiago.campos@ifmt.edu.br |
| Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) | engenharia@ifmt.edu.br / (65) 3616-4124 | |
| Diretor | Cristovam Albano da Silva Junior | cristovam.silva@ifmt.edu.br |
| Dercidio Fava Marchezini | dercidio.marchezini@ifmt.edu.br | |
| Fatima Elizabete dos Reis Matias | fatima.matias@ifmt.edu.br | |
| José Rodrigues dos Reis | jose.reis@ifmt.edu.br | |
| Luma Macedo Mallmann Goncalves | luma.goncalves@ifmt.edu.br | |
| Ricardo Augusto Moraes Zaque | ricardo.zaque@ifmt.edu.br | |
| (Em afastamento para pós-graduação) | Thiago Eduardo Solla Lopez | thiago.lopez@ifmt.edu.br |
| Coordenação da Prefeitura da Reitoria | ||
| Coordenador | Sebastião Henrique do Nascimento | sebastiao.nascimento@ifmt.edu.br |
| Coordenador de Apoio | Bruno Neves de Campos | bruno.campos@ifmt.edu.br |
Lotacionograma da Reitoria do IFMT
Última versão disponibilizada na PORTARIA Nº 0387/SRDA/GAB/RTR, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2025
Quadro de Horários de Servidores | Lotacionograma | Cronograma de Férias
Comitê de Administração - CAD
O Comitê de Administração (CAD) é o órgão colegiado consultivo e propositivo que tem a finalidade de colaborar com a Proad para o desenvolvimento das políticas e ações do IFMT na área de administração e orçamento.
Arts. 85 a 87 – Regimento Geral do IFMT (Revisado 2022)
Composição
O CAD é composto pelo pró-reitor de Administração (Proad), diretor de Administração (Proad), diretor de Orçamento (Proad) e pelos dirigentes de Administração e Planejamento dos Campi e Campi Avançados que integram o IFMT.
Entre em contato com o CAD pelo e-mail da Pró-Reitoria de Administração: proad@ifmt.edu.br
Normativos Proad
Manuais, modelos, guias e orientações normativas elaborados pelo IFMT, relativo à licitações, contratos, execução orçamentária-financeira, patrimônio e outros.
- Manual de Patrimônio do IFMT – 2º Edição 2019
- Manual de Procedimentos – Aplicação de Sanções Contratuais no âmbito do IFMT (Dez/2020)
- Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra do IFMT (2021)
- IN 12/2022 – RTR-GAB/RTR/IFMT – Regulamentar no âmbito do IFMT os procedimentos de Concessão de Diárias e/ou Passagens em viagens nacionais e internacionais, realizadas no interesse da Administração Pública.
- Modelo de Plano de Trabalho para celebração de TED com a SETEC/MEC
Relatórios e obrigações contábeis para encerramento do exercício
Manuais, guias e orientações normativas elaborados por outros órgãos e aplicáveis ao IFMT.
- Manual de Redação da Presidência da República – 3ª edição 2018
- Cartão de Suprimento de Fundos: perguntas e respostas – CGU
- Suprimento ou sofrimento de fundos? – MPF 2ª Edição
Diárias e passagens
Bens patrimoniais
Aquisições de bens/materiais e Contratação de serviços
Solicitação de senha SIAFI / SCDP / COMPRASNET / SIASG
Termo de Execução Descentralizada (TED)
Portarias emitidas pelo IFMT
- Portaria IFMT nº. 2899, de 14 de maio de 2025 (Declara quais serviços podem ser considerados como execução continuada no âmbito do IFMT)
- Portaria IFMT nº. 1389, de 03 de julho de 2024 (Quadro de Responsabilidades que define quais serão os objetos dos certames do Licita IFMT para o exercício de 2024)
- Portaria IFMT nº. 2215, de 29 de agosto de 2023 (Referente a Delegação de Competências)
- Portaria IFMT 248/2020, de 4 de fevereiro de 2020 (Designar os servidores para operacionalização de atividades de Conformista Contábil)
- Portaria IFMT nº. 195, de 25 de janeiro de 2016 (Declara quais serviços podem ser considerados como execução continuada no âmbito do IFMT) – Revogada pela Portaria 1094/2023 e Portaria 2899/2025.
- Portaria IFMT nº. 1291, de 22 de maio de 2015 (Competências dos DGs – atos orçametários, administrativos, financeiros e patrimoniais). – Revogada pela Portaria 2215/2023.
- Portaria IFMT nº. 864, de 10 de abril de 2015 (Regulamenta o uso de veículos oficiais no IFMT).
- Portaria IFMT nº. 2.345, de 24 de novembro de 2014 (Institui comissão permanente de monitoramento das recomendações dos órgãos de controle).
- Portaria IFMT nº. 1.013, de 05 de julho de 2014 (Dispõem sobre solicitação, autorização, concessão e prestação de contas de diárias e passagens no IFMT).
- Portaria IFMT nº. 336, de 04 de abril de 2011 (Referente a bolsa Proeja).
- Portaria IFMT nº. 324, de 30 de março de 2011 (Referente a suprimento de fundos).
- Portaria IFMT nº. 182, de 23 de fevereiro de 2011 (Referente a convênios e cooperação técnica).
Portarias emitidas por outros órgãos
- Portaria SPO/MEC nº 01, de 31 de maio de 2019 (Dispõe sobre os prazos-limite para empenho e reforço de dotações orçamentárias referentes ao exercício de 2019, no âmbito do Ministério da Educação, e dá outras providências). Alterada pela Portaria SPO/MEC nº 02, de 25 de outubro 2019.
- Portaria MEC/SE nº 1.672, de 20 de setembro de 2019 (Estabelece critérios e procedimentos para a formalização de descentralização de créditos orçamentários efetuados para execução das políticas públicas no âmbito do Ministério da Educação).
- Portaria ME nº 179, de 22 de abril de 2019 (Dispõe sobre medidas de racionalização do gasto público nas contratações para aquisição de bens e prestação de serviços).
- Portaria MPDG nº 443, de 27 de dezembro de 2018 (Estabelece os serviços que serão preferencialmente objeto de execução indireta, em atendimento ao disposto no art. 2º do Decreto nº 9.507, de 21 de setembro de 2018).
- Portaria MEC nº 246, de 15 de abril de 2016 (Dispõe sobre a criação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, e define normas e parâmetros para a sua implementação).
- DECRETO Nº 12.174, DE 11 DE SETEMBRO DE 2024 (Dispõe sobre as garantias trabalhistas a serem observadas na execução dos contratos administrativos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.)
Orientações Técnicas expedidas pela Proad / IFMT
- Orientação Técnica nº 01/2024 – Procedimentos Padronizados do Licita IFMT
- Orientação Técnica nº 02/2018 – Glosas em Notas Fiscais
- Orientação Técnica nº 01/2018 – Retenção de Contribuição Previdenciária para Contribuinte Individual
- Orientação Técnica nº 05/2015 – Conformidade Contábil
- Orientação Técnica nº 04/2015 – Emissão de GRU
- Orientação Técnica nº 03/2015 – Orientações e Fluxo de Diárias e Passagens
- Orientação Técnica nº 02/2015 – Senhas IFMT
- Orientação Técnica nº 01/2015 – PIS/PASEP
- Orientação Técnica nº 03/2014 – Proposta Programação Financeira SIAFI
- Orientação Técnica nº 02/2014 – Rol de Responsáveis
Pareceres Jurídicos emitido pela Procuradoria / AGU
- PARECER REFERENCIAL n. 00001/2025/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU – contratação de serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, por meio de inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 74, inciso I da Lei n. 14.133 de 2021.
- NOTA n. 00008/2024/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU – Atualiza o PARECER REFERENCIAL nº. 00001/2024/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU, que trata da celebração de termos aditivos para prorrogação da vigência dos contratos de serviços e fornecimentos contínuos (Lei 14.133/2021).
- PARECER REFERENCIAL n. 00001/2024/PFE‐IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU – Celebração de termos aditivos para prorrogação da vigência dos contratos de serviços e fornecimentos contínuos (Lei 14.133/2021).
- PARECER Nº. 00060/2024/DECOR/CGU/AGU – Reserva de cargos para pessoa com deficiência e para reabilitado da Previdência Social em processos licitatórios.
- PARECER n. 00016/2024/CNLCA/CGU/AGU – Possibilidade de prorrogação dos contratos de locação imobiliária por prazo diverso do estipulado originalmente, desde que se mostre mais vantajoso para a Administração, haja concordância do locador e respeito ao prazo máximo de vigência contratual fixado pela Administração Pública.
- PARECER Nº. 00007/2024/CFPOP/SUBCONSU/PGF/AGU – Possibilidade de previsão nos editais de licitação de responsabilidade da empersa contratada para a obtenção do licenciamento ambiental.
- PARECER Nº 00005/2024/CPLC/SUBCONSU/PGF/AGU – Base de cálculo do ISS incidente sobre prestação de serviço especializados de engenharia.
- PARECER n. 00019/2023/CPLC/SUBCONSU/PGF/AGU – Detalha as alternativas a serem esgotadas pela Administração antes de atribuir à contratada a elaboração do laudo pericial pela empresa contratada para fins de concessão de adicional de insalubridade e periculosidade.
- PARECER N° 00046/2023/CGGP/DECOR/CGU/AGU – Divergência entre a Consultoria Jurídica da União Especializada Virtual de Serviços com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra (E-CJU/SCOM) e a Consultoria Jurídica junto à Controladoria-Geral da União (CONJUR/CGU).
- PARECER REFERENCIAL n. 00006/2025/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU– Manifestação jurídica referencial destinada a orientar os órgãos assessorados pela Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Mato Grosso em procedimentos de contratação direta de serviços de fornecimento de energia elétrica.
- PARECER REFERENCIAL n. 00005/2025/GERTEC/ELIC/PGF/AGU- Termo aditivo para prorrogação da vigência de ata de registro de preços (ARP), com ou sem renovação dos quantitativos inicialmente contratados, com fundamento no art. 84 da Lei nº 14.133, de 2021, e no art. 22 do Decreto nº 11.462, de 2023.
Outros documentos
- MANUAL TÉCNICO OPERACIONAL – CONTRATOS.GOV.BR
- Comunicado Nº 05/25 – Procedimentos para contratação de remanescentes ou convocação de cadastro de reserva em processos realizados pela Lei nº 14.133/2021.
- Guia de Orientação para Pagamento Direto. AGU (2022)
- Guia Nacional de Contratações Sustentáveis. AGU (3ª Edição, 2020)
- Guia de Superfaturamento em Bens e Serviços
- Guia_Superfaturamento_2025
Ofícios e Memorandos Circulares
- MEMO CIRCULAR Nº 08/2015 – Aquisição de materiais/equipamentos e contratação de serviços
- MEMO CIRCULAR Nº 09/2015 – Solicitação de veículos institucionais
- MEMO CIRCULAR Nº 12/2015 – Solicitação de Recursos Orçamentários
- MEMO CIRCULAR Nº 03/2016 – Uso de correspondência nas modalidades CARTA, SEDEX e PAC (Anexos I, II, III e IV)
- MEMO CIRCULAR Nº 04/2016 – Uso de correspondência na modalidade MALOTE
- MEMORANDO Nº 049/2018 – Solicitação de inscrição em curso de capacitação. Formulário – Termo de Compromisso editável (Anexo único)
- MEMORANDO Nº 128/2018 – Esclarecimento quanto a prestação de contas dos beneficios de diárias e passagens.
- MEMO Nº 02/2019 – Sobre o regime de trabalho dos postos de terceirização.
- OFÍCIO Nº 123/2019 – Solicitações de deslocamentos para o exterior.
Prestação de Contas Anual
Acesso aos Sistemas da Administração Pública Federal
Sistema

SENHA-REDE
é o sistema de controle de acesso utilizado na Rede SERPRO de computadores. Esta tela corresponde ao serviço de Emulação do PORTAL da SERPRO (www.acesso.serpro.gov.br) e necessita de um LOGIN e SENHA para acesso aos Sistemas SIAFI, SIASG e sistemas disponíveis no site www.comprasgovernamentais.gov.br, o que inclui o SIASG-Net e SICAF.
Orientações Gerais – Instruções para acesso
Como solicitar acesso
Preencher o Formulário (Link).
Para primeiro acesso e alteração de perfil, preencher também o Formulário do SUAP

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL
É o sistema informatizado que registra, controla e contabiliza toda a Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial do Governo Federal, em tempo real. Por meio de terminais, os usuários das diversas Unidades Gestoras – UG, integrantes do sistema, fazem seus registros e consultas. É composto pelo SIAFI OPERACIONAL, SIAFI EDUCACIONAL, SIAFI GERENCIAL e TESOURO GERENCIAL e SISGRU:
Orientações Gerais: Instruções para acesso
Como solicitar o acesso
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SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO E DOS SERVIÇOS GERAIS
É o sistema auxiliar do Sistema de Serviços Gerais – SISG, destinado a sua informatização e operacionalização, com a finalidade de integrar e dotar os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de instrumento de modernização; ele registra, controla e compatibiliza as atividades e procedimentos relativos ao SISG, em tempo real. É composto pelo SIASG PRODUÇÃO, SIASG TREINAMENTO, SIASGNET e SICAF.
Orientações Gerais: Instruções para acesso
Como solicitar o acesso
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SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
É um sistema que objetiva o gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos.
Orientações Gerais: Instruções para acesso
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SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS
É um sistema promove a tramitação eletrônica dos documentos e utiliza a certificação digital para aprovação de viagens e pagamento de diárias. O SCDP é um sistema informatizado, acessado via internet, que integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens, decorrentes de viagens nacionais ou internacionais realizadas no interesse da administração. O Sistema está vinculado à observância da legislação correspondente e integrado com outros sistemas do Governo Federal – SIAPE, SIAFI e SIORG.
Orientações Gerais: Instruções para acesso
Como solicitar o acesso
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SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS IMÓVEIS DE USO ESPECIAL
É o sistema que faz a gerência da utilização dos imóveis da União, abriga os dados cadastrais de imóveis classificados como uso especial quanto à sua destinação no âmbito da SPU.
Orientações Gerais: Instruções para acesso
Como solicitar o acesso
- Preencher o Formulário (Aqui)
- Com os dados do servidor e enviar ao setor da SPU responsável por habilitar a senha.
Através do ALMOXARIFADO VIRTUAL do IFMT você pode requisitar todos os itens necessários para a manutenção das suas atividades, como materiais de escritório, informática, produtos de limpeza, descartáveis, consumíveis e outros produtos personalizados IFMT.
- Manual do Almoxarifado Virtual (Aqui)
Como solicitar o acesso
- Preencher o Formulário (Aqui)
Gestão de Licitações e Contratos
Gestão Orçamentária e Financeira

