O Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do IFMT ofertou em 2025 mais de sete mil vagas em cursos de Educação à Distância nas modalidades técnico subsequente, formação inicial e continuada e pós-graduação beneficiando estudantes de todo o estado de Mato Grosso e de outras regiões do país. Na modalidade técnico subsequente o CREaD ofereceu 2.500 vagas pelo programa Pró Funcionário distribuídas em 17 unidades do instituto. Foram ofertados cinco cursos: Alimentação escolar; secretaria escolar; multimeios didáticos; infraestrutura escolar; desenvolvimento infantil.
O curso comtemplou profissionais contratados ou terceirizados, além dos servidores efetivos, que atuam na Educação Básica em escolas ou órgãos do sistema de ensino público. Os cursos têm duração de três semestres com mínimo de quatro encontros presenciais por semestre. Outra importante qualificação foi o curso de Formação Inicial e Continuada em Formação para Docência e Gestão para Educação das relações Étnico-Raciais e Quilombolas com 3750 vagas. A iniciativa, ofertada pelo Campus Tangará da Serra em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve como objetivo de capacitar professores, técnicos e gestores da educação básica das redes públicas federal, estadual e municipal.
Na pós-graduação o CREaD ampliou o número de cursos do acervo e disponibilizou neste ano as especializações em Educação A Distância na Educação Profissional e Tecnológica e Especialização em Engenharia de DevOps com 300 vagas, ambas pelo campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva. Já pelo Campus Cuiabá Bela Vista foi implantada a Especialização em Gestão na educação Profissional e Tecnológica com 200 vagas. E pelo Campus Alta Floresta a especialização em Gestão do Agronegócios com 140 vagas.
Outras iniciativas que marcaram as ações do CREad em 2025 são:
- Entrega de celulares parta estudantes de curos de graduação em vulnerabilidade social. Foram distribuídos 37 aparelhos de celulares resultado de um convênio com a Policia Civil de Mato Grosso.
- Integração do SUAP com a plataforma dos Campi (online.ifmt.edu.br) o que beneficiou os docentes que agora podem sincronizar as atividades acadêmicas presenciais com as atividades online.
- Mudança da infraestrutura dos servidores das plataformas ead.ifmt.edu.br, online.ifmt.edu.br e mooc.ifmt.edu.br, para a RNP essa mudança garante mais segurança e as ações da Educação à Distância.
- Atualização das versões do Moodle utilizado nas plataformas ead.ifmt.edu.br e online.ifmt.edu.br o que melhorou a acessibilidade dos docentes e estudantes.
- Capacitações virtuais sobre os novos procedimentos na utilização da plataforma online.ifmt.edu.br com o SUAP, bem como apresentação da nova sala modelo. Participaram dessa capacitação servidores que atuam nas atividades de EaD de todos os Campi.
- Implantação da Biblioteca Virtual em conjunto com a Pró reitoria de Ensino beneficiando os estudantes de cursos presenciais e à distancia de todo o Instituto com um acervo ampliado de obras para pesquisas.
- Treinamento de equipe para atuar no audiovisual da instituição, aquisição de equipamentos e estrutura para criação de materiais audiovisuais, criação de roteiros e vídeos institucionais. Essas ações contribuíram com a qualidade do material desenvolvido em diversas ações do IFMT, como o Programa Partiu IF, Solo Vivo, Pro funcionário, entre outros.
Texto: Jones Martinho – Jornalista – RTR

