De crônica à HQ: pesquisa do IFMT transforma textos em histórias em quadrinhos com IA

A iniciativa tem como objetivo modernizar as práticas pedagógicas
Transformar textos técnicos em histórias em quadrinhos com o apoio da Inteligência Artificial (IA) é a proposta de um projeto de pesquisa do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, apresentado no V Simpósio em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (SELP), realizado no dia 16 de setembro.

A iniciativa, que busca modernizar as práticas pedagógicas e ampliar o engajamento dos estudantes, foi intitulada “Da crônica à HQ: produzindo textos sob a mediação de ferramentas de IA em uma perspectiva interdisciplinar” e une tecnologia e educação.

Fomentado pelo Edital nº 97/2024 da Pró-Reitoria de Pesquisa, financiado com recursos do próprio IFMT e bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), o projeto articula áreas de Construção Civil, Informática e Linguagens.

O trabalho é coordenado pelo professor Marcos Valin Júnior, em parceria com os professores Sueli Valezi, Edsônia Melo e Arthur Guilherme Schirmbeck. Apesar de atualmente serem colegas, Marcos e Sueli se conheceram em 2006, quando ela atuava como docente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT) e ele era estudante da instituição.

“Em 2006, no então CEFET-MT, foi em uma disciplina interdisciplinar conduzida por Sueli que eu tive a minha primeira experiência com iniciação científica. É uma alegria muito grande tê-la como voluntária desse projeto”, afirma o professor.

Marcos, que já foi professor dos filhos de Sueli e Edsônia, hoje, orienta graduandos de Engenharia Civil que já haviam sido seus alunos no curso técnico em Edificações. “Essa trajetória exemplifica a verticalização do ensino no IFMT e a formação contínua de novos pesquisadores.”

Além dos docentes, os estudantes Beatriz Galdino Pinto, Bruno Felipe de Arruda, Higor Rafael Nogueira da Silva, Kamila Vitória Chaves e Silva, Nícolas Gabriel Nani Araújo e Ricardo Dermaman Barros também estão envolvidos no projeto.

O trabalho veio da adaptação da crônica “O Engenheiro que Veio de Longe” para o formato de HQ. Apesar do ceticismo inicial dos estudantes, que acharam a ideia “boba”, a prática mostrou conexões concretas entre leitura de normas técnicas, domínio da língua portuguesa e uso de novas tecnologias.

“Mais do que substituir o pensamento crítico, a IA provou reflexões. Os alunos relataram frustrações ao perceber que a ferramenta não reproduzia exatamente suas ideias, o que reforçou a importância da intencionalidade e da criatividade humana”, analisa Marcos.

Para Sueli, trabalhar o concreto sob uma perspectiva poética é trazer um olhar único para sala de aula. “Ao longo do livro, notei que usava uma linguagem que revelava verdadeira paixão pelo tema. Inclusive, eu fiz um trabalho acadêmico e apresentei em um congresso sobre esse livro, no qual foi realizada uma análise linguística da obra.”

“O objetivo do projeto foi criar uma abordagem didática que, por meio da Inteligência Artificial, proporciona uma formação mais completa, humana, leitora e profissional, integrando as áreas de Linguagens, Informática e Construção Civil. Esse é um olhar que, desde que entrei na instituição, sempre me preocupei em valorizar”, destaca Sueli.

O sucesso da primeira ideia foi tanto que motivou a criação de duas novas HQs, “O peso das paredes” e “Lar Verdadeiro”. No SELP, os estudantes presentes se mostraram curiosos sobre os prompts que orientaram a padronização das ilustrações ao longo das histórias.

De acordo com o professor, parcerias como essa e os investimentos em pesquisas geram frutos diretos na formação dos jovens. “Mais do que um experimento com tecnologia, trata-se de uma história sobre educação, inovação e pessoas que, conectadas por diferentes gerações, constroem juntas um caminho para o futuro.”

Além disso, segundo o professor, o projeto contribuiu para desenvolver competências valorizadas no mercado de trabalho. Dentre elas, adaptabilidade, trabalho em equipe e consciência da necessidade de atualização tecnológica contínua.

Confira AQUI o HQ “O Engenheiro que Veio de Longe”

 

 

ARQUIVOS RELACIONADOS:

Posts relacionados
Rolar para cima