IFMT, MAPA e Embrapa entregam alevinos para pequenos produtores rurais do município de Livramento
O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Favaro; o reitor do IFMT, Júlio Santos e a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Lucimar Vendrúsculo entregaram os primeiros alevinos do projeto Piscicultura Mais Vida na manhã de sábado (06) para 40 famílias de pequenos produtores rurais do município de Livramento.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Ao todo serão entregues gratuitamente até março/26 cinco milhões de alevinos para comunidades tradicionais — indígenas, ribeirinhas e quilombolas — e pequenos produtores rurais cadastrados em programas de assistência do Governo Federal.
O número inicial previsto no projeto de alevinos era de um milhão. Essa quantidade saltou para cinco milhões graças ao trabalho de gestão técnica dos professores do IFMT Felipe Cipriano, Pedro Vieira e Laila Natasha e a atuação dos estudantes do curso de Zootecnia do Campus São Vicente que acompanharam de perto todo o processo de reprodução e desenvolvimento dos peixes.
Para o Ministro Carlos Favaro a parceria com o IFMT tem surtido um resultado significativo para a diminuir a desigualdade social em Mato Grosso. “Temos tido bons resultados com o IFMT e acreditamos que podemos fazer mais para transformar Mato Grosso num estado mais justo e igualitário”, Afirmou.
Já o reitor Júlio Santos enfatizou a confiança que o Ministro Favaro tem depositado no trabalho do IFMT. “Estamos em diversas parcerias com o MAPA ficamos felizes pois temos estudantes atuando ativamente no projeto e temos certeza que vai melhorar a vida de muitas pessoas”. Disse Júlio.
Unidade Mista de Pesquisa e Inovação – Umipi
Implantado na antiga sede da Empaer de Nossa Senhora do Livramento a unidade foi revitalizada e transformada em uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), pelo Instituto Federal de Mato Grosso (FMT). O espaço conta com a gestão técnica e acadêmica do IFMT, que tem a responsabilidade de quantificar e qualificar a produção de alevinos e ofertá-los.

