IFMT celebra aprovação de mais de 80% de estudantes do Programa Partiu IF

Dos 755 estudantes atendidos pelo programa, 613 foram aprovados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, reforçando o papel do PartiuIF na democratização

No Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o primeiro mês de 2026 já traz excelentes notícias para milhares de estudantes, especialmente aqueles oriundos da rede pública de ensino. O motivo é a expressiva aprovação no Processo Seletivo 2026/1 do IFMT. Desta vez, o destaque recai sobre o ingresso de estudantes nos cursos presenciais de Técnicos Integrados ao Ensino Médio da instituição. Nesse cenário, o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PartiuIF) teve papel fundamental na ampliação do acesso e na preparação dos candidatos.

O Programa PartiuIF alcançou 81,2% de aprovação nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT. Dos 755 estudantes inscritos, 613 foram aprovados no processo seletivo. O resultado evidencia a relevância do acompanhamento pedagógico contínuo e das ações formativas desenvolvidas pelo IFMT por meio do programa, como destaca Anderson Ritela, coordenador adjunto pedagógico do PartiuIF (Região Centro-Oeste).

Ele diz: “Antes de tudo, esse índice de aprovação de mais de 80% demonstra o cumprimento dos objetivos centrais do Programa Partiu IF, que é equalizar o acesso à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para estudantes em situação de vulnerabilidade.” Para 2026, o Programa PartiuIF já está confirmado no IFMT, com a previsão de aproximadamente 880 vagas, número que poderá ser ampliado conforme a formação de novas turmas.

O programa oferta aulas e atividades voltadas à recuperação das aprendizagens, com foco nas especificidades de estudantes do 9º ano que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública, além de estudantes negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo. Em 2025, foram ofertadas 880 vagas, distribuídas em todos os campi do IFMT. O curso, totalmente gratuito e presencial, contou ainda com auxílio financeiro, destinado a incentivar a permanência dos estudantes ao longo de todo o período formativo.

Alcance e concretude marcam edição do PartiuIF em Mato Grosso

Nesta edição, o PartiuIF ampliou significativamente seu alcance. Esse avanço foi possível graças à cooperação entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), o Departamento de Comunicação (Decom) e o Centro de Referência em Educação a Distância (Cread) do IFMT, em parceria com a TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso (TVAL). A transmissão de aulas preparatórias pela emissora legislativa alcançou mais de 40 municípios do estado.

As aulas, ministradas por professores do próprio IFMT, contemplaram três disciplinas essenciais para o ingresso na instituição: Matemática, Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Exibidas nas tardes de sábados e domingos durante o período do processo seletivo, também puderam ser acompanhadas pelo canal oficial do IFMT no YouTube, onde seguem disponíveis, com recursos de acessibilidade como intérpretes de Libras e legendas.

Os diferentes meios de atuação adotados pelo PartiuIF reforçaram os estudos de estudantes como Iasmin Gomes, de 16 anos, bolsista do programa pelo Campus Cuiabá – Bela Vista. Além das aulas presenciais e gravadas, ela destaca a importância dos simulados ao longo da preparação: “No momento em que eu percebi que estava conseguindo chegar perto do meu objetivo, foi quando eu fazia os simulados e a quantidade de questões que eu acertava estava aumentando e melhorando. Quando eu vi que realmente eu estava tendo resultados, comecei a me esforçar mais.”

A estudante foi aprovada para o curso Técnico em Agrimensura – Integral, no Campus Cuiabá – Cel. Octayde, e enfatiza que o fortalecimento da confiança foi decisivo nesse processo. Segundo ela, os ensinamentos de professores do IFMT foram fundamentais para que acreditasse na possibilidade da aprovação, concretizada já na primeira chamada do processo seletivo. “A maior barreira que tinha, era não achar que seria possível conseguir passar, porque achava o conteúdo difícil (…) então o que mais quebrou essa barreira em mim foi o próprio PartiuIF.”

A vivência do IFMT de forma concreta também é ressaltada pelo coordenador Anderson Ritela. Ele destaca que o contato direto com a instituição — sua cultura, atividades artísticas e esportivas, laboratórios, pesquisas e projetos — confere sentido ao processo formativo, além de contribuir para escolhas mais conscientes ao longo da trajetória educacional. “O diferencial do Partiu IF está em ir além da preparação para a prova.”

Iasmin acrescenta que a influência da família foi determinante para que conhecesse o IFMT ainda no ensino fundamental. Agora, além da formação técnica, ela já projeta a continuidade dos estudos no ensino superior, também na Rede Federal, reconhecendo sua própria capacidade a partir do esforço e da dedicação: “Essa aprovação foi importante para me provar que eu consigo tudo que eu quiser com esforço e estudos.”

Para a expansão do programa, busca-se preservar o cuidado, o acompanhamento pedagógico e a formação integral dos estudantes, como ressalta Anderson Ritela: “Trata-se de um trabalho pautado no cuidado, no apoio e no acompanhamento cotidiano dos estudantes.” Dessa forma, o IFMT reafirma seu compromisso em romper barreiras acadêmicas, sociais e simbólicas, tornando o acesso à educação profissional, científica e tecnológica uma possibilidade concreta para Iasmin e milhares de outros estudantes em todo o estado.

Texto: Andrey Bonfim – Estagiário em Jornalismo – RTR
Revisão: Rafaela Souza – Jornalista – RTR

Posts relacionados
Rolar para cima