Diretoria de Inovação conduz projetos e parcerias estratégicas que ampliam o papel do Instituto no desenvolvimento tecnológico e sustentável de Mato Grosso
Definido como a criação ou a melhoria de algo novo, o conceito de inovação ganha força na prática quando se apresenta como um pilar fundamental no desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Dentro de uma variedade de iniciativas, vale ressaltar que a Diretoria Sistêmica de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DSITE) do IFMT deu início, no mês de setembro de 2025, ao processo de construção da nova Política de Inovação e Empreendedorismo da instituição.
Dessa forma, neste Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, o destaque para essa movimentação estratégica se mostra como um excelente ponto de partida para apresentar a importância da inovação para o IFMT — e já podemos adiantar que não é pequena. Enquanto o Nobel de Economia 2025 premiou pesquisadores por estudos sobre o crescimento econômico impulsionado pela inovação, a instituição também realça o valor do impacto que criações realizadas dentro e fora da comunidade acadêmica podem exercer na esfera social.
Avanços institucionais e fortalecimento da cultura de inovação
Ainda que a ação voltada à nova política represente um importante marco para o fortalecimento do papel do IFMT no cenário nacional das práticas e estruturas voltadas à inovação, a própria criação da DSITE, realizada em 2024, foi um passo importante para o fomento de novos projetos ligados à instituição. Pensando na consolidação da cultura de inovação inserida no cotidiano da comunidade acadêmica, o gestor público do IFMT, Marcos Faria, relata a importância da criação dessa diretoria voltada à inovação.
“Foi uma virada de chave para o IFMT. Agora temos um espaço próprio para direcionar ações voltadas à inovação tecnológica e ao empreendedorismo, fortalecendo essa cultura entre estudantes e servidores.”
Durante o ano de 2025, o IFMT buscou estimular ainda mais sua área de inovação, como quando esteve entre as 16 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionadas para uma capacitação técnica promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com foco no avanço de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
No espaço da inovação, um aspecto fundamental constantemente executado pelo IFMT são as parcerias que possibilitam a presença da instituição em relevantes editais, contribuindo para o progresso em diferentes meios relacionados à inovação. Inclusive, nesse âmbito, a Embrapii possui um papel significativo ao compartilhar os custos dos projetos com as empresas, aportando recursos não reembolsáveis. O IFMT participa atualmente do processo de credenciamento junto à Embrapii, após se destacar entre as oito instituições com melhor desempenho na etapa de capacitação, como ressalta Marcos Faria.
“O credenciamento junto à Embrapii é uma forma de incentivar a participação de empresas em projetos de pesquisa da instituição. Quando a empresa investe em inovação, o governo aporta o mesmo valor, potencializando o desenvolvimento de novas tecnologias em parceria com o IFMT.”
Aliado à concepção de iniciativas futuras realizadas pelo IFMT no ecossistema da inovação, também se encontram presentes as ações que movimentaram o cenário atual da instituição. Como a atuação do Instituto por meio de sua ATIVA Incubadora de Empresas, que é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, criado com o objetivo de promover empreendimentos inovadores, oferecendo suporte a empreendedores para o desenvolvimento de suas ideias. A DSITE estuda, inclusive, a reestruturação dos núcleos de incubação, que deverão passar a operar em fluxo contínuo, ampliando a participação de diferentes campi.
Parcerias estratégicas e expansão do ecossistema inovador
O Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso, que será instalado em Várzea Grande (MT), também conta com a participação ativa da DSITE. O local visa impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no estado, por meio de cursos de tecnologias atuais, como Inteligência Artificial, Desenvolvimento de Softwares e Robótica. A aplicação dos robôs, por sinal, esteve em pauta também em agosto, quando ocorreu, na Reitoria do IFMT, a entrega oficial dos kits de Laboratórios de Robótica ou espaços Labmaker de nível avançado para os campi contemplados pelo Edital nº 139/2025.
Em torno de parcerias estratégicas, o avanço da inovação que ocorre dentro da instituição também rende frutos para o público externo e a sociedade mato-grossense como um todo. Dentro desse cenário, o IFMT busca contribuir não somente para o desenvolvimento tecnológico, mas também para o quadro sustentável do estado, com procedimentos que aproximam a instituição do mercado do empreendedorismo e da sociedade.
“Já temos sete empresas parceiras atuando junto ao IFMT em projetos de ciência e tecnologia. Isso mostra que a inovação que nasce dentro da instituição está chegando ao mercado e contribuindo diretamente com o desenvolvimento de Mato Grosso”, destaca Marcos Faria.
Sob a direção de Adriano Breunig, a DSITE tem atuado também em outros editais e programas de fomento à inovação. Atualmente, a diretoria mobiliza a comunidade acadêmica para a participação no edital do Programa Centelha, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). Com o objetivo de apoiar inovações por meio de capacitações, recursos financeiros, bolsas de apoio técnico e suporte, o IFMT incentiva a participação interna oferecendo mentoria e apoio para o amadurecimento de ideias inovadoras.
“Nosso principal desafio é mostrar para a comunidade que o IFMT é um parceiro estratégico no desenvolvimento econômico e social sustentável. Queremos desmistificar a ideia de que a instituição pública é morosa, entregando produtos e soluções que cheguem efetivamente ao mercado”, pontua Marcos.
Ainda diagnosticando os desafios e metas para os próximos anos, Marcos e equipe atentam-se ao panorama de crescimento pelo qual a DSITE está vivenciando. Com previsão de conclusão no início de 2026, a elaboração da Política de Inovação e Empreendedorismo citada anteriormente é uma das fases que consolidam o papel do IFMT numa perspectiva cada vez mais favorável à pesquisa aplicada, à transferência de tecnologia e ao estímulo a empreendimentos inovadores alinhados às demandas da sociedade, do setor produtivo e da valorização da criatividade e do pensamento crítico acerca da inovação.
Confira: IFMT seleciona mentores para projetos de inovação e capacitação empreendedora
Texto: Andrey Bonfim – Estagiário de Jornalismo – RTR
Revisão: Rafaela Souza – Jornalista – RTR

