IFMT oferece 27 vagas para Mestrado em Ensino com início em 2026

As inscrições começam nesta sexta-feira (22) e seguem até o dia 05/10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) publicou o edital do processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado em Ensino – Turma 2026. O programa de pós-graduação oferece 27 vagas, estruturadas em três linhas de pesquisa.

O curso é ofertado em associação ampla entre o IFMT e a Universidade de Cuiabá (Unic), com as linhas de pesquisa: Linha 1: Ensino de Linguagens e seus Códigos; Linha 2: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar; Linha 3: Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias.

As inscrições abrem nesta sexta-feira (22) e seguem até o dia 5 de outubro, exclusivamente pelo site seletivo.ifmt.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 100, com possibilidade de isenção para candidatos que atendam aos critérios socioeconômicos previstos no edital.

As atividades do mestrado serão realizadas de forma quinzenal, podendo ocorrer às quintas, sextas e sábados, conforme calendário disponibilizado pela coordenação do programa. O prazo máximo para conclusão do curso é de 24 meses a partir da matrícula.

Isenção de taxa

A isenção de taxa será concedida aos candidatos que comprovarem:

  • Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo ou cadastro no CadÚnico;
  • Conclusão integral do Ensino Médio e Superior em escolas públicas ou como bolsista integral em instituições privadas;
  • Preenchimento correto do formulário eletrônico de inscrição e do questionário socioeconômico no sistema SGC, no endereço seletivo.ifmt.edu.br, com a solicitação de isenção no sistema e envio da documentação exigida no sistema.

Seleção em três fases

O processo seletivo será dividido em três etapas. A primeira será uma prova de conhecimentos específicos (eliminatória e classificatória), de caráter dissertativo-argumentativo, com duração de quatro horas.

A avaliação será aplicada no Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, das 8h às 12h, em data definida pelo cronograma oficial. Os candidatos deverão obter nota mínima de 7,0 para seguir às próximas etapas.

A segunda etapa será o envio e análise de pré-projeto (eliminatória), solicitado apenas aos classificados na prova, em número equivalente a quatro vezes o total de vagas ofertadas.

Por último, será a fase eliminatória e classificatória de arguição do projeto.

Documentação exigida

Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Diploma legível de curso de graduação ou documento equivalente em que conse sua conclusão com data anterior à data de matrícula prevista no cronograma;
  • Histórico escolar completo e legível da graduação do candidato, emitido pela instituição, com os nomes das disciplinas por extenso e eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula (uma cópia), não sendo aceitos históricos escolares contendo apenas a nota final de aprovação dos cursos já realizados;
  • Cópia legível do Registro Geral (RG);
  • Currículo Lattes em PDF atualizado, gerado via https://lattes.cnpq.br/;
  • Quando aplicável, Termo de Uso de Imagem e a autodeclaração referente às políticas de ações afirmativas ou necessidades especiais, para concorrer às vagas destinadas a negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas e pessoas com deficiência (neste último caso deve-se atender também o item 5 deste Edital).

Mais informações, incluindo a bibliografia indicada para a prova e calendário completo, estão disponíveis no site seletivo.ifmt.edu.br.

 

 

ARQUIVOS RELACIONADOS Edital 199/2025 – Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Ensino 2026

Posts relacionados
Rolar para cima