O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo ganhou projeção nacional com a apresentação da pesquisa “O Ensino Médio como Espaço de Transgressão e Expressão” durante a 42ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizada entre 26 e 30 de outubro de 2025, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e apresentado pela pedagoga e pesquisadora do campus, Suely Nobre de Souza.
O trabalho investiga as múltiplas manifestações de violência escolar vivenciadas por estudantes do Ensino Médio, tendo como base o contexto do IFMT Campus Cáceres. A pesquisa evidencia que compreender as formas de violência — físicas, simbólicas e psicológicas — é essencial para entender as relações sociais e pedagógicas que estruturam o ambiente escolar.
De caráter analítico e formativo, o estudo propõe reflexões sobre o papel da escola como espaço de expressão e construção de sentido entre jovens, ressaltando que a aprendizagem está profundamente ligada às experiências culturais e comunitárias de cada estudante. Essa abordagem amplia o debate sobre o que significa educar em contextos de diversidade e desigualdades sociais.
A presença do trabalho na ANPEd representa reconhecimento do compromisso do IFMT com a produção científica voltada à realidade educacional brasileira. O evento é considerado o principal espaço de divulgação de pesquisas em educação no país e reúne anualmente pesquisadores e instituições de todas as regiões.
Para a pesquisadora, compreender a violência presente nas escolas é um passo essencial para promover uma educação mais acolhedora e transformadora. “Nossos estudantes carregam consigo não apenas o conteúdo acadêmico, mas também suas experiências de vida e bagagens culturais. Entender a violência escolar é entender o sujeito aprendente em sua complexidade”, explica Suely Nobre de Souza.
A pedagoga também destaca a relevância do debate promovido pela ANPEd: “Levar a realidade do IFMT para um fórum de dimensão nacional amplia o diálogo sobre como as instituições educacionais podem enfrentar as múltiplas formas de violência. É uma contribuição que ultrapassa os limites do nosso campus e alcança toda a comunidade educacional brasileira”.
O estudo integra as atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi) e compõe um projeto mais amplo dedicado à pesquisa, formação e intervenção em contextos escolares e não escolares. Entre os principais resultados, está a constatação de que as escolas precisam enfrentar com urgência as diferentes manifestações de violência com abordagens pautadas no diálogo e no cuidado.
Segundo Suely, “criar ambientes seguros e humanizados não é apenas uma questão de política institucional, mas de compromisso genuíno com a vida escolar e com a formação cidadã”. A pesquisa reforça o papel do IFMT Campus Cáceres como território de reflexão crítica, inovação pedagógica e compromisso social com a educação pública.

