Encontro de Extensão do IFMT alinha ações e fortalece o impacto social em Mato Grosso e no país

Evento presencial em Cuiabá reúne coordenadores e gestores para compartilhar experiências, celebrar a captação de recursos e planejar o futuro das atividades extensionistas da instituição

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza nesta segunda-feira, 29 de junho, o Encontro Presencial da Extensão. O evento, sediado na Superintendência Regional de Administração do Ministério da Gestão e da Inovação no Estado de Mato Grosso, reúne além da equipe da Pro-reitoria de Extensão, coordenadores dos campi, além de coordenadores de programas e de projetos com captação de recursos externos. O encontro se consolida como um espaço estratégico para o alinhamento institucional, troca de experiências e fortalecimento das ações que conectam o IFMT à sociedade.

A abertura do evento destacou o crescimento e a transformação da extensão no instituto nos últimos anos. De acordo com o Pró-reitor de Extensão do IFMT, Frankes Siqueira, a instituição vive um novo marco histórico. “Nos últimos anos, passamos a trabalhar a extensão com foco na captação de recursos, para que pudéssemos ampliar os tentáculos da extensão por toda a comunidade de Mato Grosso”, pontuou o pró-reitor.

Siqueira enfatizou que esse novo modelo permitiu romper as fronteiras estaduais, levando projetos do IFMT a todas as unidades da federação. “Nosso objetivo é solidificar a extensão e fazer com que o IFMT se torne a principal e mais bem referenciada instituição de ensino público do país. O desafio é grande, mas tudo passa pela extensão, que é o caminho por meio do qual chegamos à comunidade”, completou.

O encontro presencial também foi celebrado por quem atua diretamente na execução dos projetos no interior do estado, permitindo o contato humano após longos períodos de interações puramente virtuais ou telefônicas. Josilainy Fernandes de Melo, Coordenadora de Extensão do Campus Confresa, destacou o entusiasmo em participar do evento e compartilhar os resultados expressivos de sua região.

“É gratificante ver tudo acontecendo. No Campus Confresa, os projetos estão andando muito bem”, afirmou Josilainy. Entre as ações de destaque, a coordenadora citou a finalização de iniciativas em uma unidade prisional e o projeto “Acordes de Oportunidades”, por meio do Programa Dom Pedro Casaldáliga, além de atuações na área de Agroindústria e o iminente início de uma capacitação em fruticultura. “O que eu mais gosto na extensão é acompanhar essa interação com o público externo, com a população e com os beneficiários dos projetos”, declarou.

Papel estratégico e compromisso social

Representando o reitor Julio Cesar dos Santos, o Diretor Executivo do IFMT, Gilcelio Luiz Peres, parabenizou os servidores e estudantes envolvidos e reforçou o papel social e a missão histórica da instituição, que já é centenária.

“A extensão, para o IFMT, é algo estratégico, porque é por meio dela que chegamos a pessoas e a lugares, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade. Nesses espaços, marcamos presença levando serviços, educação, qualificação e capacitação, trazendo mais dignidade e qualidade de vida”, ressaltou Peres.

Segundo o diretor, o alinhamento promovido pelo encontro visa justamente potencializar e dar mais assertividade a essas ações. “Esse diálogo entre coordenadores e a Pró-Reitoria nos torna mais eficazes para cumprirmos nossa missão: chegar onde precisamos estar e honrar aquela missão de 117 anos atrás, que é levar oportunidade, qualificação e transformação social para as comunidades historicamente vulneráveis”, concluiu.

 

Rolar para cima