Nova edição da Revista Digoreste tem foco em sustentabilidade e protagonismo estudantil

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), lançou nesta quinta-feira (27/11), durante a […]

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), lançou nesta quinta-feira (27/11), durante a 10ª reunião ordinária do Colegiado de Dirigentes (Codir), o volume 8/2025 da Revista Digoreste: Ações de Extensão do IFMT.

A nova edição da revista conta com 28 resumos que abordam sobre as ações e projetos do IFMT produzidos entre 2024 e 2025 em 11 unidades do instituto, sendo eles:  Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Octayde, Guarantã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, São Vicente e Sinop.

A revista também conta com 2 reportagens especiais sobre o impacto nas comunidades pelas iniciativas extensionistas e da captação de recursos do IFMT. Além de uma entrevista com o Pró- Reitor de Extensão, Michael Alves de Almeida – Pró-Reitoria de Extensão, sobre o tema.

O principal objetivo da revista é divulgar esses projetos e ações desenvolvidos pelos estudantes, servidores técnico-­administrativos e docentes do IFMT, esses que são associados às populações próximas aos campi e, assim, executados em carga horária superior a duzentas horas ­atividade.

O Pró-Reitor do IFMT e responsável pela revista, Professor Frankes Siqueira, comenta sobre o intuito da revista “A Digoreste se apresenta como um canal de valorização do conhecimento construído a partir do diálogo entre o IFMT e as comunidades, instituições e territórios em que atuamos. Cada artigo publicado reflete o impacto concreto de projetos de extensão que buscam responder, com sensibilidade e inovação, aos desafios sociais e econômicos do povo mato-grossense”

“A participação ativa de nossos servidores, estudantes e parceiros locais se materializa em textos que registram experiências reais, orientadas pelos princípios da inclusão, da sustentabilidade e da equidade. Ao longo destas páginas, o leitor encontrará ações que expressam a essência do IFMT: formação cidadã, compromisso público e transformação coletiva”, complementa.

Das reportagens sobre os projetos apresentados nesta nova edição, a sua maioria se foca na sustentabilidade e na participação ativa dos estudantes nos temas atuais, entre eles temos os projetos de extensão AdministraTrend do campus Alta Floresta e o ConcretoLuz do campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva.

O projeto de extensão AdministraTrend, conta com a participação dos estudantes do terceiro semestre do curso de bacharelado em administração. O objetivo do projeto é estimular os jovens da geração Z (Gen Z), a desenvolverem um conjunto de Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) na área de liderança, envolvendo as exigências contemporâneas e tecnológicas atuais.

O projeto ConcretoLuz, está voltado a oficinas para construir luminárias de concreto a partir de resíduos de construções civis, com o intuito de substituir agregados naturais, como areia e brita, ou seja, as construindo de forma mais sustentável. O projeto é integrado pelos estudantes do curso Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio, mas também é voltado para toda comunidade.

O pró-reitor Frankes ainda comenta que deseja que tanto os servidores quanto estudantes e a população em geral possam desfrutar da leitura sobre os projetos e ações produzidos pelos campi, e que o lançamento da nova edição da Digoreste é uma forma de alavancar o nome do IFMT na sociedade.

Outra proposta da revista é ser um elo entre passado e presente, entre o urbano e o rural-ribeirinho, por isso o nome “Digoreste”,  para referenciar a nascença mato grossense com uma expressão regional que significa “que algo é muito bom”.

Confira as reportagens desta nova edição da Revista Digoreste.

Posts relacionados
Rolar para cima