Primeira CientIF transforma o IFMT Sinop em laboratório aberto à comunidade

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Sinop, promoveu no dia 28 de novembro (sexta-feira), a primeira Mostra e […]

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Sinop, promoveu no dia 28 de novembro (sexta-feira), a primeira Mostra e Feira Científicas (I CientIF), com o objetivo de promover o protagonismo estudantil, a cultura investigativa e o diálogo entre ciência, educação e comunidade.

O evento foi aberto ao público, e os estudantes tornaram o campus um laboratório aberto para as demonstrações científicas, além de espaços para debates e trocas de experiências coletivas com a comunidade. 

Os discentes que participaram do evento se dividiram em equipes para apresentar seus projetos sobre as diferentes áreas de conhecimento, os quais foram apresentados com criatividade e rigor, demonstrando um domínio sobre os métodos científicos e curiosidade investigativa. Cada projeto apresentado pretendia reforçar como a ciência incentiva a reflexão e transforma a realidade.

O  objetivo do CientIF foi consolidar um espaço para difusão científica, aprendizado colaborativo e valorização da pesquisa escolar.

A professora Juliana Aarestrup que participou do evento destaca, que os avaliadores externos e o público visitante elogiaram a qualidade dos trabalhos apresentados, assim como a organização e o engajamento dos participantes, além do cuidado dos mesmos com os materiais que estavam sendo expostos.

“A CientIF deixou evidente que este é apenas o primeiro passo de uma trajetória promissora. O entusiasmo dos estudantes, dos professores e da comissão organizadora, bem como o apoio da comunidade reforçaram a importância de manter e ampliar esse espaço de divulgação científica. A CientIF se consolida, portanto, como um marco no calendário acadêmico, inspirando novas gerações ao conhecimento científico”, complementou a professora.

Texto: Yasmin Fares – estagiária – Reitoria
Revisão: Rafaela Souza – Jornalista – Reitoria

Posts relacionados
Rolar para cima